Anos 80 e 90 ditam tendências do outono/inverno 2019

29/03/2019 17:38

O outono chegou na semana passada derrubando as temperaturas na Região Serrana. Junto com essa mudança climática, chegam as novidades da moda para o outono/inverno, que este ano estão inspiradíssimas nos anos 80 e 90. Então, quem ainda tem peças neon, ou com ombreiras e mais estruturadas, nem precisa guardá-las no armário. Isso porque cada vez mais as tendências têm se misturado. Isso significa que as vitrines serão invadidas por influências retrô, monocromáticas, roupas com propostas mais utilitárias, com uma pegada esportiva e urbana. Vivemos a era das propostas mescladas!

Na prática, isso significa que teremos marcas investindo em estampas florais/românticas nesta estação. Assim como diferentes peças e modelos neon, inspiradas nos anos 80 – que trazem um visual mais extravagante e ganharam destaque na coleção passada. Essa mistura desconstrói cada vez mais a fronteira “simbólica” entre as estações do ano. Isso porque as ditas tendências da moda giram em um ciclo de 10 anos, segundo a estilista e consultora de moda Natália Dutra. Então é natural que muitos estilos se repitam, porém de forma repaginada. 

Outros ganham “nova cara”, com acessórios e detalhes que vão sendo acrescentados ao longo das criações, como as estampas de animal. O famoso animal print, que não poderia estar mais em alta, chega com diferentes roupagens, e também nos acessórios. As listras, estampas geométricas e também as que remetem a natureza, além do xadrez, queridinho de muita gente, também continuam nessa estação. Os amantes desses modelos podem ficar despreocupados, pois não precisarão aposentar esses looks tão cedo. 

Mas o forte mesmo serão as cores vibrantes e os tons neutros e terrosos. Isso mesmo. Terá ainda mix de estampa para os mais ousados. “O brilho vem forte, aliado ainda a plumas e peles sintéticas. Assim como o tradicional vermelho e o rosa – que marcou presença no look de muitas famosas que compareçam ao Oscar desse ano. A estação também vem recheada de tons terrosos, do marrom ao laranja, aliados aos subtons, que serão apostas certeiras”, explicou a especialista. 

Sobreposições, Trench coats, bombers, peças esportivas, capas, roupas com alusão a pijamas, casacos com ombros avantajados, saias de cintura alta, casaco poncho, pantalona, estilo western – cowboy, franjas, casaco de couro, mon jeans, cintos statement são aposta certeira. “Eles deixam o look diferente e bem marcado. Além deles, temos os tricots que estarão mais fortes esse ano, e aparecerão com tudo no alto inverno onde as temperaturas são mais frias. Mas vale ressaltar que a ordem é Handmade – peças feitas à mão. Elas serão super valorizadas”, afirmou Natália. 

Conforto e personalidade também são tendências

Com tantas opções para formar e escolher os looks, pode-se dizer que é o momento para ousar e se descobrir. A ideia é que com a queda das barreiras do que pode ou não ser usado em cada estação, as pessoas de fato invistam nas roupas e acessórios que elas gostam mais. “O conforto no que se está vestindo, o sentir-se bem são fatores primordiais na composição de um look. Isso se tornou prioridade em boa parte das criações, portanto é interessante que as pessoas comprem essa ideia e se vistam com roupas que trazem liberdade e estilo”, disse.

Além das marcas famosas, Street Style e celebridades ditam moda dentro e fora do Brasil

A moda recebe múltiplas influências o tempo todo. Por isso não é incomum ver inspirações em sustentabilidade, política e até no que os famosos usam. No Brasil, as chamadas It Girls têm muita força no segmento, assim como as novelas. “Ai já entramos na moda massificada, que é aquela que chega mais tarde ao consumidor final, mas que faz muito sucesso também. Isso porque lá fora as tendências são estudadas e apresentadas com cerca de um ano e meio de antecedência. O mesmo não acontece aqui, mesmo assim sempre existe uma margem significativa de uma coleção para outra. No caso de estudiosos de moda, antropólogos, entre outros, essas tendências podem ser identificadas até três anos antes dos lançamentos. Isso porque caímos de novo naquele ciclo de 10 anos da moda, que sempre vem reformulado”, explicou.

Sapatos 

As tendências servem para todo setor de vestuário, o que inclui sapatos e bolsas, que também contarão com modelos em animal print, tons neutros e terrosos. Com relação aos modelos, os coturnos virão com tudo, então a dica é investir, porque além de estilosos, eles são confortáveis e podem ser combinados com looks desconstruídos e muito estilosos. As mules continuam em alta, assim como as botas tradicionais e os tênis (esses vêm em todas as formas, ou seja, com plataformas e estilos bem diferenciados. Além de sapatos com saltos cilíndricos e angulares, para mudar um pouco da ideia de saltos grossos. Os cintos marcantes, máxi laços e peças oversized também são uma boa pedida.


Últimas