Antigo projeto de complexo de golfe em Secretário é substituído por condomínio residencial e hotel fazenda

30/08/2020 11:23

O antigo projeto de um complexo turístico de golfe, previsto há alguns anos para ser construído em Secretário, vai dar lugar a um empreendimento de viés ecológico que buscará proporcionar a experiência da vida em uma fazenda e o contato com a agricultura. Idealizado por um grupo de empresários de Petrópolis, o plano é que no local sejam construídos condomínios residenciais com estrutura de pequenos sítios, hortas orgânicas, área verde de preservação e  um hotel fazenda.

O arquiteto Pedro Quintanilha, um dos responsáveis pelo projeto, disse em entrevista à Tribuna que o Fazendas Secretário nada tem em comum com a proposta do antigo golfe, e que vai acompanhar a vocação rural da região. O projeto está em fase de estudos para avaliar o impacto que poderá trazer e a infraestrutura da região. Segundo Pedro, será feita uma pesquisa para ouvir a população sobre a implantação do empreendimento. A área que abrigará o empreendimento, um pouco menor do que ocuparia o projeto anterior do complexo de golfe, fica a 1 km do centro de Secretário.

Na época seria construído um grande complexo turístico, com um hotel cinco estrelas, um de quatro estrelas, centro de convenções, um hotel butique e um exclusivo para os praticantes de golfe, que teriam acesso aos quatro campos de golfe em uma área de 11 quilômetros quadrados. Este primeir, chegou a ter aprovada a licença prévia de construção do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mas o projeto não foi adiante.

Por se tratar da mesma região, o arquiteto responsável disse que está sendo feita a troca de titularidade da licença para que possam fazer as solicitações para o novo projeto. Este, com viés ecológico, prevê o reaproveitamento de energia, água e resíduos. A proposta é levar tecnologia, centros de pesquisa e até uma escola para Secretário, ajudar a desenvolver a produção rural da região não só dentro do complexo. 

Ainda não há previsão para o início da construção, já que ainda está na fase inicial de elaboração e estudos. Pedro assina o projeto junto com o arquiteto Mauro Otero, e disse que o empreendimento pode beneficiar não apenas a região, mas toda a cidade, já que todas as empresas envolvidas são petropolitanas.

Últimas