Anunciar o Evangelho

13/11/2018 10:00

Para nós, cristãos, o apóstolo Paulo, foi escolhido por Cristo para levar a todos a História da Salvação que é manifestada pela Palavra de Deus. Em sua carta dirigida ao povo de Roma, no capítulo 1, 16 afirma: Eu não me envergonho do evangelho: pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo aquele que acredita, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego (a todos). Porque nele se revela a justiça, a santidade de Deus, que recebemos pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo vive da fé (Hac 2,4) 

A carta aos Romanos (talvez escrita pelo ano 57) tem um comentário doutrinal perfeito. As idéias principais são: caps.1 a 3: o estado de pecado em que se encontram os homens e a impossibilidade de se salvarem com seu próprio mérito. Caps. 4 e 6: a salvação que Deus tinha dado pela fé a Abraão, concede a todos pela fé em Jesus. Caps.7 e 8: transformação realizada por Deus no fiel pelo poder do Espírito Santo, e o dom que Deus faz aos homens por amor. Cap. 9 a 11: o povo hebreu (judeu), depositário das promessas, infiel à sua vocação é chamado à conversão. Na 2ª.parte, caps. 12 a 15, expõe as bases da vida moral cris­tã. Descreve os deveres dos cristãos para com seus adversários, as autoridades; pede tolerância e condescendência mútua na caridade. 

Encontramos nas cartas de Paulo a preocupação de confirmar nos cristãos das comunidades formadas por ele a fé em Cristo, em sua vida, palavras, morte e ressurreição. E a partir da verificação de que somos pecadores, frágeis, garante-nos a presença misericordiosa de Deus, que acolhe nosso desejo de seguir o que Ele nos propõe, apesar de nossas falhas. 

Sempre a presença e ação de Deus mostram a situação de fragilidade em que nos encontramos, e a decisão amorosa de Deus de estar sempre a nossa disposição, como um pai com seus filhos. Isto é confirmado por personagens da História da Salvação, como Abraão e outros. 

A História da Salvação que começa a se manifestar mais clara com a figura de Abraão, apresenta a escolha do povo hebreu(judeu) como especial desígnio da misericórdia de Deus… Ao chegar Cristo, anunciando-se como o Messias prometido, (como era previsto), oficialmente não sendo aceito pelos chefes judeus, a salvação, toda a misericórdia de Deus, por Cristo, se estendeu para todas as pessoas e povos. 

Paulo então apresenta todo a orientação moral e religiosa cristã, para estabelecer as bases de uma vida em conformidade com o que Cristo propõe para todos. 

Lendo a carta do apóstolo ao cristãos de Roma sentimo-nos envolvidos pelo valor de nossa fé cristã, que nos leva por caminho melhores para realizar a felicidade já aqui neste mundo e nos prepara para a felicidade eterna na outra vida. 

Últimas