Aos 87 anos, petropolitano que carregou a tocha olímpica relembra suas vitórias no esporte

18/06/2022 12:25
Por Helen Salgado

Poucas pessoas são apaixonadas pelo esporte como ele, Márcio Sobral. O senhor de 87 anos tem história para contar quando se trata desse assunto. Melhor amigo do esporte desde 12 anos, o petropolitano já jogou no PTB, Serrano, Vera Cruz, Palmeiras e no Vergues. Em 10 anos, Márcio conquistou 43 medalhas no esporte. Além disso, em 2016, o petropolitano foi condutor da Tocha Olímpica.

Nascido no Quitandinha e vindo de uma família tradicional de portugueses e alemães, Márcio se considera um bom jogador. “Sempre fui um excelente lateral direito, pois tinha muita velocidade e bom controle de bola”, conta.

Em 1953, o esportista foi para o exército designado para a 1º Companhia, o comandante, na época, era o Capitão Mario Roca. Hoje, o local é o atual 32º Batalhão de Infantaria. O petropolitano lembra que em setembro daquele ano, havia uma corrida denominada “Volta do Bingen” com largada no pátio do Batalhão com a chegada no mesmo lugar.

“A corrida desenrolava por todo bairro e descia as ruas do bairro Vila Militar, onde tinham as casas dos oficiais. Dobrava para esquerda até a subida para a Vila dos Sargentos”, lembra. Nessa corrida, Márcio se destacou com a vitória em tempo recorde. Ele conta que esse foi o início da sua caminhada no atletismo.

Em 2016, um outro feito importante na carreira do esportista: o convite para ser o condutor da Tocha Olímpica. Selecionado pela Nissan Brasil, Márcio desfilou nas ruas de Guapimirim com a Tocha Olímpica, que agora, guarda em casa com muito cuidado.

Foto: Márcio Sobral

Saúde e o esporte

Aos 87 anos com muita saúde e lucidez, o aposentado conta que atribui boa parte da sua condição física ao esporte. “O esporte é muito importante na vida do ser humano, ele dá ao corpo uma grande ajuda em toda as partes. Eu tenho 87 anos, desde a minha infância pratiquei exercícios. Quem não faz algo como caminhar ou até uma academia, fica mais vulnerável”, diz.

Últimas