Aos 93 anos, sanfoneira em Petrópolis encanta na internet

22/05/2022 17:19
Por Luana Motta

Os dedos deslizam rápido pelo acordeon e os pés acompanham o compasso. Dona Conceição se diverte tocando a sanfona na sala de casa, instrumento que ganhou de presente de um dos irmãos. Aos 93 anos, ela diz que a memória já não ajuda muito a lembrar as notas musicais, mas o ritmo e a alegria de tocar vários instrumentos, herança da família, do interior de Sebollas, ela não esquece.


Dona Conceição toca violão, pandeiro, cavaquinho e acordeon. Aprendeu tudo sozinha, “de ouvido”, como ela conta. De uma família de 10 irmãos, aprendeu observando a roda de viola que formavam no fim do dia.


Mãe de 4 filhos, avó de nove netos e cinco bisnetos é muito ativa na igreja, onde também já se apresentou animando as festas juninas. Torcedora do Flamengo, não perde um jogo.


Nesta semana, a Tribuna conversou com Dona Conceição, que encantou a todos com um vídeo que seu filho, Antônio Oliveira, postou nas redes sociais mostrando um pouco do talento da mãe no acordeon.


Na conversa com a reportagem, ela contou que escreveu uma cartinha para Jesus. No ano passado, passou por uma pneumonia e, no momento, faz uso de oxigênio. Na cartinha, escrita no final de 2021, pediu ao menino Jesus que aguentasse até os 93 anos. Se depender da animação e do bom humor como encara a vida, Dona Conceição vai viver muito mais.

Últimas