Apesar de autorização, poucas lojas devem abrir nesta quinta-feira

31/05/2018 08:30

O comércio de Petrópolis está autorizado a funcionar no feriado prolongado de Corpus Christi. Ao todo, 151 lojas do centro histórico e dos pólos de moda da Rua Teresa e do Bingen homologaram o termo junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio, permitindo o funcionamento. 

Segundo o presidente do Sindicato, Ernane Corrêa Magalhães, apesar da pouca adesão, a expectativa é que o movimento de turistas seja bom: “Acreditamos que poucos empresários tenham se interessado em abrir as lojas por causa da greve dos caminhoneiros. Este normalmente é um feriado com o movimento muito bom para o comércio”, comentou. 

Mas o cenário para Itaipava é diferente! Segundo o presidente da Associação da Feirinha de Itaipava, Sérgio Costa G-tão, Cospus Christi sempre foi um dos melhores dias de venda do local. “Mesmo diante do cenário atual com as consequências da greve, estamos otimistas. Temos já esse histórico de boas vendas no período, e aos poucos a situação nos postos de gasolina e em outros setores está se normalizando”, disse animado. 

Para o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, não há como definir um prognóstico para este feriado. “Muitos acontecimentos que impactam diretamente o setor de turismo, e consequentemente do comércio, foram registrados nos últimos dias. Então não temos como prever como será o movimento na cidade. Mas sempre tentamos nos manter otimistas, até mesmo por conta dos inúmeros eventos que ocorrerão em Petrópolis durante o período”, afirmou. 

Os funcionários que trabalharem no feriado podem negociar, de três formas, com os patrões como será feito o pagamento do dia; são elas: receber o valor do dia trabalhado, com uma folga (dentro do prazo de 30 dias, mais R$ 15 de alimentação e vale-transporte; tirar duas folgas sem receber o dia trabalho; ou receber o dia trabalho em dobro, sem direito a folga, com R$ 15 de alimentação e vale-transporte.


Últimas