Apesar de novo contrato, lixo e entulho nas ruas continuam

10/07/2018 11:31

Em uma tentativa de solucionar o problema da coleta de lixo na cidade, em janeiro, a Prefeitura dispensou o processo licitatório e realizou a contratação emergencial do Consórcio formado pelas empresas Força Ambiental e PDCA. Seis meses depois, moradores de diferentes bairros da cidade continuam sofrendo com a coleta irregular de lixo e entulho. 

Na semana passada, a Prefeitura anunciou que o mesmo Consórcio ganhou, sem concorrência, a licitação no valor total de R$ 33,6 milhões para continuar a prestação de serviços por mais 12 meses. 

O novo contrato com a Prefeitura prevê que o Consórcio fará transporte do lixo domiciliar, remoção de entulho, capina e roçada e recolhimento de lixo hospitalar. A empresa deverá contar com, pelo menos, duas turmas de serviço diariamente. O consórcio ainda deverá promover melhorias no aterro de Pedro do Rio. Também deverá fornecer pelo menos 40 coletoras de 1 mil litros (1 tonelada) por mês para serem posicionadas em diferentes pontos da cidade. A outra empresa, a IR Novatec, participante da concorrência, foi considerada inabilitada por divergências na Receita Federal e Junta Comercial. 

Segundo a Prefeitura, o contrato com o Consórcio ainda está em fase de assinatura. Em nota, o governo afirmou que assim que o trâmite estiver concluído, será exigida a instalação de coletoras imediatamente. 

Enquanto as questões administrativas tramitam para continuidade do serviço, os moradores da Rua dos Rodoviários, no Alto da Serra, convivem com o serviço precário e muita sujeira. “Hoje ainda está menos pior. Tem dia que a rua fica completamente fechada por lixo e entulho”, denuncia o morador Lucas Henrique. 

Simone Costa também sofre com a quantidade de lixo que fica em frente à sua casa. Ela relata que a empresa não tem feito a coleta com regularidade e que, quando vai, não leva todo o lixo. “Toda essa quantidade que está ai é normal, ontem eles estiveram ai, parece? Deixam muita coisa pra trás. Fora o entulho que não é recolhido”, relata a dona de casa.

Segundo a Comdep, a coleta de lixo domiciliar no local foi realizada ontem. O órgão afirma que ainda esta semana será feita a retirada do entulho acumulado na Rua dos Ferroviários e também vai aumentar a fiscalização para coibir o despejo irregular de entulho, proibido pelo Código de Posturas 

Últimas