Apesar do sucesso, Túnel de Luz é cortado da decoração do Natal Imperial

29/10/2019 16:50

Uma das atrações mais esperadas por visitantes e turistas na programação do Natal Imperial não será realizada neste ano. O Túnel de Luz, que foi montado na Rua 16 de Março nas últimas duas edições da festa, deve ser substituído por outra decoração. Empresários e turistas lamentaram a perda da atração.

“É uma grande perda para o evento. Nós, guias, ainda não recebemos uma comunicação oficial sobre a programação no Natal Imperial deste ano, por isso ainda não sabemos o que o cancelamento do túnel pode acarretar para os turistas”, disse a Ana Beatriz de Oliveira, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP). Segundo Ana Beatriz, assim como ela, outros guias já estão com todos os fins de semana de dezembro com agendamentos para visita à cidade, com expectativa para o Natal Imperial. 

Em 2017, ainda com atrasos na montagem, o Túnel de Luz foi um dos atrativos que registrou maior público no Natal Imperial. Foram 100 metros de extensão de luzes com um espetáculo musical que acontecia à noite em quatro momentos, durante todos dias da semana. No ano passado, o túnel ganhou mais 20 metros de extensão, e continuou atraindo um grande público de visitantes para a Rua 16 de Março. 

Os empresários mantiveram as lojas abertas até as 22h. Mas neste ano, sem a programação, os lojistas não sabem se vão funcionar até mais tarde. “Não compensa pagar hora extra para os funcionários, sem ter a programação até mais tarde para atrair os visitantes”, disse a empresária Alvanei Abi Daoud.

Na rua, os empresários se uniram e formaram a Associação Comercial da 16 de Março, que vem promovendo durante todo o ano ações sociais, programação cultural e a decoração temática da rua. Neste ano, a decoração natalina promovida por eles está garantida, e deve começar a ser montada na próxima semana. Segundo Alvanei, que está a frente da associação, a Prefeitura sinalizou que deve fazer outra decoração em substituição, mas os empresários lamentam a perda da atração. 

“Afeta muito, avisaram que não teria o túnel em cima da hora. Tem muitas pessoas ligando, clientes, turistas da rede hoteleira. O túnel traz muita gente para o comércio local. O que funciona muito bem, principalmente para comida, para os restaurantes. É um dinheiro que retorna para a cidade”, disse.

Para a empresária Célia Ewiglich, ainda sem o túnel, a rua continuará atraindo os visitantes, principalmente pelas ações promovidas pelos empresários. “O mais importante é a união dos empresários. São os importantes projetos sociais que desenvolvemos e as apresentações, como o desfile do papai noel, que somos nós que promovemos. A união dos empresários é o que fez a diferença na 16 de março”, disse. 

A prefeitura foi consultada, mas não disse qual o motivo do cancelamento da atração. Mas disse que a decoração principal do projeto será expandida para todos os distritos, com foco na decoração dos bairros. E que a decoração principal do projeto continua sendo o Centro Histórico, voltado para áreas como a Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, Rua do Imperador, Rua 16 de Março, Rua Teresa, entre outras.

Últimas