Após a greve, estudantes enfrentam problemas com reposição das aulas

01/09/2016 20:00

A reposição das aulas da rede estadual de ensino em Petrópolis começou e com elas os problemas de deslocamento para os alunos da Escola Estadual Cardoso Fontes. Isso porque algumas aulas são no período noturno e o cartão de passagem dos estudantes é aceito apenas duas vezes ao dia, ida e volta. Os jovens afirmam ainda que algumas linhas como a 100 – que realiza o trajeto Manoel Torres –  não autorizam a declaração feita pela direção do colégio para isentar o pagamento da passagem. Assim, são obrigados a arcar com os custos ou esperar por duas conduções. 

A estudante Eduarda Moura tem 18 anos, mora no Quarteirão Brasileiro e contou que as reposições não são sempre à noite, porém, quando acontecem, é um transtorno para quem mora longe do colégio. “O cartão não pode ser recarregado duas vezes no dia, mas a diretora deu uma declaração que o motorista do ônibus do Manoel Torres não aceita. Nos últimos dias ele não abriu nem a porta para a gente e ontem disse que essa medida está sendo cumprida desde abril”, diz. 

Apesar disso, os motoristas da empresa Cascatinha validam a declaração e fazem o transporte dos estudantes. “Por causa disso, na última quarta-feira (31), eu e mais quatro alunos pegamos duas conduções para voltar para casa. Sábado tem uma reposição marcada e não sabemos quando vai dar problema. Se der vamos ter que pagar duas passagens por dia”, conta a estudante.

As reposições das aulas também acontecem no turno da tarde até as 15h, o que facilita a locomoção para os alunos que não moram próximos à escola. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que um novo planejamento de reposição será definido pela Diretoria Regional na unidade escolar para melhor atender os alunos do Colégio Estadual Cardoso Fontes.

Quanto ao uso do cartão de gratuidade, a Seeduc esclarece que pratica integralmente o determinado na Lei Estadual nº 4.510/05, em seu Art. 2º, § 1º e 2º, que estipula até 60 (sessenta) vales educação mensalmente. A recarga dos créditos estudantis pode ser realizada diariamente, por contato do cartão magnético fornecido ao aluno no validador localizado na unidade escolar em quantidade sempre igual a 05 (cinco) créditos diários.

A Tribuna não conseguiu sucesso no contato com o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro). 


Últimas