Após cesariana: jovem precisa com urgência de sangue O Negativo

16/08/2016 17:02

Paloma da Silva Soares, de 19 anos, está internada no CTI do Hospital Alcides Carneiro em estado crítico. A jovem passou por uma cesariana de urgência, aos oito meses de gestação, no dia 8 de agosto, após os médicos constatarem que ela estava com os rins paralisados por conta de uma infecção generalizada. O bebê também está internado no CTI por ter nascido prematuro, mas o estado de saúde é bom. A família e os amigos pedem a doação de O Negativo para Paloma.

A peregrinação de Paloma começou no dia 4 de agosto. Sentindo fortes dores, a jovem procurou a emergência do Hospital Alcides Carneiro e, após ser examinada, foi liberada para voltar para casa, mesmo com dor. “Ela voltou para casa e ficou sentindo dores até domingo. Como não estava aguentando mais, voltou no domingo para o hospital, quando os médicos constataram que os rins dela estavam parando por conta de uma infecção generalizada. Na segunda-feira fizeram o parto e ela foi direto para o CTI”, contou a amiga Letícia da Silva Faria.

Ainda segundo Letícia, como o quadro de Paloma não apresentava melhoras, os médicos a operaram novamente na última quinta-feira. “O que ficamos sabendo foi que o útero e os ovários estavam em péssimo estado e que havia um coágulo na região”, contou Letícia. 

Desde a última operação, Paloma está precisando da doação do sangue O Negativo. “Conseguimos algumas pessoas para doar no domingo, mas, como era Dia dos Pais, foi pouco. Ela precisa de mais. O estado de saúde dela não é bom. Está em coma induzido”.

O bebê de Paloma está na UTI. “O estado geral é bom, mas por ter nascido antes do esperado, a glicose está baixa e ele precisa de cuidados especiais”, disse Letícia.

Os pais de Paloma e o marido se dividem para dar atenção ao bebê. “Eles precisam muito de ajuda. Durante a gravidez, ela passou muito mal. Teve um problema chamado placenta baixa, pressão arterial descontrolada e infecção urinária. Ela fez todo o acompanhamento pelo SUS. Conseguimos ajudá-la um pouco com o enxoval, porque ela perdeu o emprego grávida. Ainda assim, o bebê precisa de roupas, cobertor e mamadeira. O marido está desempregado e a situação ficou ainda mais difícil com ela nesse estado”, explicou Letícia. Quem puder ajudar com doações de roupas para o bebê pode entrar em contato com Leticia através do telefone (24) 99245-4105.

Quem puder ajudar Paloma pode doar qualquer tipo de sangue no banco do Hospital Santa Teresa em nome de Paloma da Silva Soares, sendo necessário dizer que ela está internada no Hospital Alcides Carneiro. “A pessoa doa qualquer tipo de sangue que eles trocam pelo O Negativo, que é o que ela precisa. Vale a pena ressaltar que o estoque está baixo e o banco está precisando de doações de todos os tipos também”, disse Letícia.

Patricia Bernardino, que também está fazendo campanha pedindo ajuda para Paloma, reclamou da falta de um banco de sangue no Hospital Alcides Carneiro. “Seria mais fácil se as pessoas também pudessem doar lá, mas o que importa nesse momento é que ela melhore e possa ficar com o seu bebê. Ela ainda não o viu. É muito triste essa situação. Estamos pedindo muita ajuda a Deus”.

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por atender pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro e Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem dessas doações todos os dias. O Banco de Sangue está localizado no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. As doações podem ser feitas de domingo a domingo, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2245-2324.


Últimas