Após constar em licitação do Natal Imperial, Parada Iluminada é cancelada para evitar aglomerações

23/11/2021 17:25
Por Jussara Madeira

A Parada de Luz, desfile alegórico que seria realizado nos dias 5, 12 e 19 de dezembro como parte do Natal Imperial, como previa o edital de licitação, não vai ocorrer. A atração foi substituída pela Caravana Iluminada no evento natalino de Petrópolis. Segundo o Instituto Municipal de Cultura (IMC), a alternativa apresentada pela Dellarte, responsável pela programação, é mais viável ao atual momento de retomada em função da pandemia. 

O evento estava previsto no termo de referência do edital que contratou a Dellarte para a organização das atrações do Natal de 2021. Segundo o documento, conforme ocorreu em 2019, desfiles deveriam acontecer na Rua do Imperador e contar com ao menos 150 integrantes, cinco alas e três carros alegóricos. Vale ressaltar que a Parada Iluminada foi um dos grandes atrativos de anos anteriores  e já faz parte do calendário da cidade. Inclusive, incentivando os turistas a pernoitar em Petrópolis, já que ocorrem no período noturno.

Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis disse que o setor está otimista com a realização da programação do Natal Imperial, entendendo o esforço de diferentes setores para que o evento aconteça. Porém, o setor, de fato, está sentindo falta da Parada de Natal, uma atração que caiu no gosto do público que vem a Petrópolis neste período. “É uma atração que os turistas adoram e que nas edições que ocorreu tinha uma particularidade importante: acontecia na noite de domingo. Isso segurava o turista mais um dia na cidade, de domingo para segunda”, afirma.  De acordo com Germano, o visitante acaba movimentando o setor turístico na noite de domingo e ainda na manhã de segunda. Às vezes até mesmo ficando para o almoço de segunda e deixando a cidade à tarde. 

Em relação à substituição, a Dellarte informou que a atração “envolveria mais de 300 pessoas e necessitaria de figurinos e carros alegóricos. É uma ação que geralmente é planejada com maior antecedência, o que, neste ano, não foi possível em função de questões relacionadas à pandemia. Há, ainda, preocupação com a aglomeração (inclusive das pessoas que desfilariam) que esta ação geraria, neste momento de retomada onde ainda há algumas restrições sanitárias”, informou por meio de nota. “Cabe esclarecer que o contrato licitatório foi assinado no dia 3 de novembro.  Foi oferecida então, em comum acordo com o Instituto Municipal de Cultura, uma atração compatível em seis dias, que será a Caravana Natalina, nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro, incluindo os distritos. Importante lembrar que a Parada Iluminada, geralmente, acontecia em apenas três dias e somente na Rua do Imperador”, dizia ainda a nota.

O IMC também respondeu sobre a falta da atração que constava do termo de referência, esclarecendo que a Dellarte vem cumprindo integralmente o que prevê a licitação. Garantiu recursos para a realização do evento e cumpriu todos os itens, incluindo, conforme anunciado nesta segunda-feira (22), durante coletiva para apresentação da programação, a substituição da Parada Iluminada por uma alternativa viável ao atual momento de retomada em função da pandemia.

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