Após flexibilizar o setor econômico, Governo Interino autoriza a ampliação do atendimento ambulatorial na saúde básica do município

15/11/2021 08:55
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Após flexibilizar todos os setores da economia, com a ampliação da capacidade de público em estabelecimentos e realização de eventos, o governo interino anunciou que chegou a vez da ampliação dos atendimentos da saúde. A partir desta terça-feira(16), os hospitais e unidades de saúde da família voltam a oferecer o atendimento com 100% da capacidade. As consultas, exames e cirurgias eletivas foram suspensas no ano passado em razão da pandemia, mas com a redução de casos, pacientes voltam a buscar as unidades para fazer o acompanhamento de demais doenças.

Nos meses de maior gravidade da pandemia, no ano passado, só eram feitos atendimento a pacientes oncológicos e urgências e emergências. Mas neste ano, com o avanço da vacinação e, consequentemente, a redução de casos, internações e mortes pela covid-19, a rede de saúde privada já havia retomado o atendimento ambulatorial eletivo e, agora, chegou a vez da rede pública. 

Segundo a Secretaria de Saúde, a redução na capacidade de atendimentos nos ambulatórios da rede pública, assim como em outros serviços, foi uma medida sanitária preventiva adotada para evitar a proliferação do novo coronavírus e a disseminação da covid-19. 

Assim como em outros municípios, a suspensão dos atendimento gerou uma demanda represada na assistência básica. Além disso, outra grande demanda são as cirurgias eletivas. A Tribuna questionou a Secretaria de Saúde sobre a fila de pacientes para a realização de cirurgias eletivas, mas não obteve resposta. 

A determinação vale para unidades de Saúde do município com atendimento ambulatorial: Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, Centro Municipal de Ortopedia, ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório do Centro de Especialidades, Ambulatório de Saúde Mental, Centros de Saúde do Centro e do Itamarati, Departamento de Odontologia, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade Básicas com Estratégia de Saúde da Família (PSFs).

Últimas