Após mais de 80 anos de espera, obra de ligação Bingen-Quitandinha será concluída em 20 dias

24/02/2022 17:32
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Vinte dias, esse é o tempo necessário para a conclusão da ligação do trecho Bingen-Quitandinha. Após mais de 80 anos de espera, o projeto emergencial iniciado no ano passado será finalmente executado.  Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, que, junto do deputado federal Hugo Leal, esteve à frente dos trâmites legais para viabilizar a liberação da rota alternativa, a liberação da via será feita emergencialmente e será possível neste momento porque o Governo do Estado vai custear e finalizar as obras necessárias, iniciadas no ano passado.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, calcula que os trabalhos estarão concluídos em até 20 dias, a urgência se dá principalmente neste momento em que várias vias da cidade terão que passar por obras devido aos estragos provocados pela chuva. 

“Este, sem dúvida, será um marco importante para a cidade. Todos os órgãos envolvidos neste projeto estão trabalhando juntos, para que tudo seja feito com segurança. Temos que agradecer ao governador Cláudio Castro, que, entendendo a importância desta via para a cidade, especialmente neste momento tão delicado que estamos vivendo, se prontificou a nos apoiar e executar as intervenções necessárias imediatamente”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, acrescentando que, na reunião realizada na manhã desta quinta-feira no Sesc Quitandinha, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério da Infraestrutura, da Polícia Rodoviária Federal e da Concer alinharam os trabalhos. 

A autorização para a alteração da via foi obtida nesta quarta-feira (23), após reunião do Governador Cláudio Castro e do deputado Hugo Leal com o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em Brasília. 

 “Normalmente para os moradores do Bingen chegarem ao Bairro Quitandinha, perdem-se quase 30 minutos no trânsito. Em dias de chuva, este tempo pode chegar a duas horas. Com as mudanças estima-se que o trajeto possa ser feito em menos de 10 minutos. Primeiro, será uma ligação temporária, mas, depois, queremos tornar permanente”, ressalta o governador Cláudio Castro.

“Trabalhamos muito para viabilizar esta ligação. Neste momento, esta rota alternativa é ainda mais importante para melhorar a mobilidade, já que várias vias da cidade estão com o tráfego interrompido ou parcialmente interrompido. O apoio do Governo do Estado neste momento está sendo decisivo. O Estado está assumindo as intervenções necessárias para que esta ligação seja liberada o mais rapidamente possível”, lembrou o deputado Hugo Leal.

A coordenação da medida ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Obras. Um termo de cooperação técnica deverá ser assinado nos próximos dias pelo Governo do Estado, Ministério da Infraestrutura, ANTT, Prefeitura local e a concessionária que atua na rodovia. Imediatamente, os técnicos já começaram a trabalhar no projeto básico para a execução da obra definitiva.

De acordo com o secretário Max Lemos, o Governo do Estado irá financiar 100% dos custos operacionais para os testes iniciais e há urgência na duplicação da via. “Já iniciamos as obras emergenciais em diversos pontos do município, o que afetará diretamente o trânsito local. Precisamos de mais fluidez nos socorros às vítimas, procuras por desaparecidos e maquinários para limpeza das ruas”, frisou.

O Governo do Estado também anunciou obras emergenciais a partir da próxima segunda-feira na Washington Luís, em paralelo a intervenções em encostas.

Últimas