Após mais de uma década, Brasileirão terá arbitragem feminina

22/05/2019 13:52

A partida entre CSA, de Alagoas e Goias vai ter um fato especial. Edina Alves será a árbitra da partida, pela Série A do Brasileirão. A escalação da árbitra paranaense representa um momento histórico para o futebol brasileiro: após quase 14 anos, uma mulher voltará a apitar um jogo de futebol da primeira divisão do Brasileirão. No último fim de semana, Edina apitou o jogo entre América-MG e Sport. A partida vencida pelos pernambucanos fora de casa por 2 a 1 não teve grandes interferências da juíza. 

Leia também: Expectativa total: Serrano a menos de uma semana da estreia na Série B1  

Além de Edina no apito, a partida marca a volta da última mulher que esteve comandando um jogo no país. Este último jogo, comandado por uma mulher, foi em 2005 no duelo entre Fortaleza e Paysandu, pelo segundo turno. A responsável pelo jogo foi Silvia Regina, que acompanhará de perto o confronto deste domingo. A ex-árbitra será a supervisora do VAR (árbitro de vídeo) no Estádio Rei Pelé, em Maceió. 

Foto: Divulgação CBF

Edina também representará o Brasil na Copa do Mundo, que será disputada esse ano na França. Ao lado dela, estará a assistente Neuza Back, que irá também para Copa do Mundo. Tatiane Camargo, a auxiliar que completa o trio do Mundial Feminino, está se recuperando de uma lesão e não foi escalada. O assistente escalado da partida foi Emerson Augusto de Carvalho, que foi auxiliar durante a Copa da Rússia, em 2018. 

Para Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, esta escalação às vésperas da Copa do Mundo tem tudo para dar ainda mais força para a equipe brasileira durante o torneio. “O time brasileiro que vai para o Mundial chega como um dos mais fortes do mundo. E eu tenho certeza que essa escala na Série A vai dar muito mais força mental para elas para chegarem ao Mundial e fazer um excelente trabalho.” concluiu.


Últimas