Após manifestação do MP, Bomtempo diz que é ficha-limpa e que segue candidato

29/09/2020 14:54

O ex-prefeito e atual candidato Rubens Bomtempo (PSB) afirmou, nessa quarta-feira (30), que é ficha limpa e que segue a campanha normalmente. A declaração foi feita algumas horas depois de o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pedir a impugnação de sua candidatura, tomando como base três processos nos quais, segundo o órgão, os direitos políticos do candidato estariam suspensos.

“Uma certidão do Conselho Nacional de Justiça, na data de hoje [quarta-feira, 30], comprova que sou ficha limpa, pois não aponta nenhum processo de improbidade administrativa com inelegibilidade em meu nome”, afirmou Bomtempo em nota divulgada à imprensa. “Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já decidiu, por decisão do ministro Luiz Edson Fachin, que estas ações não me tornam inelegível, pois não houve enriquecimento ilícito, algo que consta nas próprias ações, mostrando que este entendimento do MP está equivocado”. 

Divulgação

Segundo o MP, os processos por ato de improbidade administrativa teriam lesado o patrimônio público e/ou ocasionado enriquecimento ilícito (próprio ou de terceiro). Rubens Bomtempo nega que tenha enriquecido por meio da política. “Sou médico, vivo da minha profissão e não enriqueci na vida pública”. Os processos se referem a dano pelo não repasse de verbas ao INSS entre os anos de 2011 a 2008, dano pela celebração irregular de convênio e dano referente a publicação em imprensa escrita de interesse pessoal, que foi pago com verba pública – os dois últimos ainda estão pendentes de recursos constitucionais.

O pedido da promotoria para o indeferimento, em caráter definitivo, da candidatura do ex-prefeito foi distribuído nessa quarta-feira (30) na Justiça Eleitora. Ainda cabe defesa. “Desde 2012, enfrento esse tipo de problema e venci todos os processos na Justiça Eleitoral. Confio na Justiça e tenho a certeza que desta vez não será diferente. Não fui notificado e a ação não foi sequer apreciada por juiz em primeira instância. Sou candidato, nossa campanha continua normalmente e estamos ainda mais fortes”, afirmou Bomtempo.

Últimas