Após pressão do MPRJ, governo Municipal anuncia alinhamento com esferas Estadual e Federal

26/02/2022 05:00
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Após dez dias da maior tragédia socioambiental registrada em Petrópolis, o governo Municipal anunciou o alinhamento do trabalho de resposta  e gestão da crise entre as equipes da Prefeitura, Governo do Estado e Federal. As equipes estão concentradas no Gabinete Integrado de Gestão de Desastres, no Colégio D. Pedro II. A medida é também em observância a um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro(MPRJ) que cobrou dos governos alinhamento nas ações de atendimento às vítimas da chuva. 

A partir de agora, partirá do gabinete as ações de atendimento e acolhimento à população, cuidados em saúde, resgate de vítimas, vistoria em áreas afetadas, limpezas e desobstrução de vias, restabelecimento de serviços, reforço em segurança, organização e logística de donativos após as fortes chuvas do último dia 15/2. 

Leia também: Após denúncias sobre problemas na gestão da crise, MPRJ pede que órgãos públicos trabalhem articulados

“Essa estrutura tem garantido uma unidade de atuação do nosso governo. Temos diferentes forças atuando para o bem maior, que é o restabelecimento da nossa cidade”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo.

Mais de 400 bombeiros continuam nas buscas

De acordo com a Prefeitura, toda a estrutura empregada tem oferecido suporte direto aos trabalhos do Corpo de Bombeiros, que nesta sexta-feira (25) atuou em buscas pelas localidades Alto da Serra (Morro da Oficina), Vila Felipe e Sargento Boening. Ao todo, mais de 400 bombeiros estão destacados para as buscas na cidade. De acordo com a Polícia Civil, 219 vítimas foram registradas, dos óbitos, 129 são mulheres, 90 homens, 42 menores de idade. Até o momento 212 foram identificadas e 204 liberadas. 

Confira o balanço das operações até esta sexta-feira(25): 

  • Defesa Civil delimita áreas de interdições

Até o momento 1230 pedidos de vistoria foram encaminhados para os técnicos. Desde o dia 15/2, já foram registradas 2869 ocorrências em 43 localidades, dessas 2241 são por deslizamentos. O Alto da Serra é a localidade com o maior número de ocorrências, seguido do Centro, Castelânea, Chácara Flora, Quitandinha, São Sebastião, Caxambu, Valparaíso, Vila Militar e Floresta. De acordo com a Prefeitura, as ocorrências impactaram diretamente no funcionamento de 20 ruas pela cidade, que já estão sendo liberadas por todos os esforços empregados pelos órgãos públicos. 

A prefeitura informou que nesta sexta-feira (25), a Defesa Civil atuou com todo efetivo, cerca de 50 agentes, no atendimento a 29 localidades com ocorrências nas regiões do Centro, Saldanha Marinho, Valparaíso, Alto da Serra, Estrada da Saudade e Sargento Boening.  

  • Assistência Social segue com 889 pessoas atendidas em pontos de apoio

Até o momento, 889 pessoas estão acolhidas nos 14 pontos de apoio. Além das necessidades essenciais, segundo a Prefeitura, a população recebe orientações sobre os recursos que podem ser destinados para cada situação. Profissionais da Saúde, Educação, voluntários da Cruz Vermelha, Agentes Comunitário, Guarda Municipal além da Defesa Civil, reforçam o suporte a essa população. 

  • Cruz Vermelha atua com voluntário para o fornecimento de suprimentos e atendimento psicossocial

As equipes da Cruz Vermelha estão na cidade com equipe de voluntários para o suporte no atendimento às pessoas afetadas pelas chuvas. Ao todo, 30 profissionais já atenderam 92 famílias, com a distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, material de limpeza, ração, roupas e leite. Além dos suprimentos, as equipes também oferecem atendimento psicossocial aos afetados. 

  • 41 mil toneladas de entulho foram retiradas da cidade

Os cerca de 2 mil profissionais da COMDEP atuam na retirada de 41 mil toneladas de entulho de diversos pontos da cidade. As equipes trabalharam nas localidades do Alto da Serra, Rua Teresa, Centro, Corrêas, Nogueira, 1º de Maio, 24 de Maio, Getúlio Vargas, Independência e Retiro. Equipes do Governo do Estado também atuam na limpeza da cidade

  • Guarda Municipal destina equipes para diferentes ações em apoio aos demais órgãos

Os agentes da Guarda Civil Municipal atuaram nesta sexta-feira (25) em apoio ao Corpo de Bombeiros nas buscas com os cães farejadores. O trabalho preventivo com orientações sobre segurança continua sendo realizado em todos os pontos de apoio em funcionamento na cidade. Da mesma forma, todo o efetivo também está empenhado na organização do trânsito, em apoio às ações e recuperação da cidade, promovendo o desvio do tráfego ou fechamento de ruas para que os trabalhos sejam feitos. 

  • Polícias militar e Rodoviária Federal fazem o reforço da segurança e ações de suporte às operações

Com um efetivo de 223 militares, o 26º Batalhão de Polícia Militar atuou nesta sexta (25), em diferentes frentes das operações para a recuperação da cidade, assim como os agentes Federais. Além do suporte durante o dia, os agentes também fazem a segurança nas regiões que foram afetadas por deslizamentos para maior proteção das residências.  

  • Águas do Imperador consolida 96,3% do abastecimento da cidade

As equipes da concessionária responsável pelo fornecimento de água na cidade normalizou o abastecimento de 96,3% das residências, localizadas nas áreas atingidas. Nesta sexta (25), foram atendidas mais oito localidades nas regiões do Sargento Boening, São Sebastião, Caxambu, Estrada da Saudade, Quitandinha, Floresta, Chácara Flora e Jardim Salvador. Caminhões-pipas foram direcionados para o Duarte da Silveira, Quitandinha, Morro da Oficina, Vila Felipe e para localidades dos demais distritos.

  • 30 mil famílias já tiveram o serviço de energia normalizados

A ENEL, empresa responsável pelo fornecimento de energia da cidade, já normalizou o serviço para 30 mil famílias em diversas localidades afetadas na cidade. Hoje (25), as equipes atuaram na Castelânea, Caxambu, Quitandinha e Alto da Serra.

Últimas