Arquiteto japonês Kengo Kuma visita Petrópolis

Reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos, ele é ganhador da Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos em 2019

01/maio 09:15
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Aproveitando sua passagem pelo Brasil para acompanhar um de seus projetos, o arquiteto japonês Kengo Kuma, com reconhecimento internacional pelos seus trabalhos e ganhador da Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Royal Institute of British Architects- RIBA) em 2019, visitou Petrópolis no último domingo (28). Em sua visita à cidade, conheceu os jardins projetados pelo paisagista Burle Max, na Fazenda Marambaia.

A vinda a Petrópolis foi um pedido de Kengo Kuma quando acertou sua viagem ao Brasil. Ele foi recepcionado pela arquiteta Tati Gonçalves, representante da Head da Cerejeira Arquitetura, que tem parceria em projetos com o arquiteto japonês. A designer de interiores e gestora pública, Maria Fernanda Fadel, foi uma das anfitriãs de Kengo.

Foto: Divulgação

Durante a visita, o arquiteto teve a oportunidade de conhecer um pouco da história da cidade. Para Maria Fernanda Fadel foi uma grande emoção acompanhar Kengo Kuma, reconhecido como um dos arquitetos mais influentes pela revista Time em 2021. Atualmente, ele acompanha a execução do projeto da estação férrea de Saint Denis, destinada a receber os turistas que vão chegar para a Olimpíada de Paris. 

Ele deixou o Brasil, depois de encerrar a visita em Petrópolis, para se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em Paris. O arquiteto japonês tem como característica principal trabalhar com madeira e materiais naturais, buscando o equilíbrio com a tradição e cultura japonesa. Porém, ele se destaca no mundo com suas obras, por buscar encontrar a harmonização entre o projeto e o local onde será realizado, respeitando as diferenças.

Entre os prêmios e homenagens que recebeu uma delas foi a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Royal Institute of British Architects – RIBA) em 2019. Este prêmio é altamente prestigiado na comunidade arquitetônica e é concedido em reconhecimento à excelência em arquitetura.

Últimas