Artista petropolitano leva nomes da MPB para telas feitas com graffiti

25/07/2018 16:00

Rita Lee, Raul Seixas, Cassia Eller e Noel Rosa são apenas alguns dos nomes marcantes da Música Popular  Brasileira que foram eternizados nas telas do artista Rodrigo Santana CB. Através das peculiaridades  do graffiti, Rodrigo Santana CB montou doze verdadeiras obras de arte que poderão ser visitadas a partir do  dia 1º de agosto na Casa da Educação Visconde de Mauá.

A mostra, que tem o nome de “MPB sobre Tons” revela toda a paixão de CB pela arte do graffiti. “Tudo foi feito com técnica de graffiti, através de spray e marcadores Posca. Eu sempre desenhei, mas,  quando vim morar em Petrópolis eu fiz uma passagem pela pichação e depois vi uma revista que fazia uma  matéria sobre grafiteiros de São Gonçalo. A partir daí comecei a me interessar mais pelo assunto e treinar  pinturas com spray”, explicou.



Também foram retratados na mostra Tim Maia, Elis Regina, Luiz Gonzaga, Maria Bethânia, Caetano Veloso,  Belchior, Cazuza a Tom Jobim. “O maior desafio foi selecionar apenas 12 artistas, mas isso é só o começo. Farei outro seguindo o mesmo  conceito. Durante a pintura de cada tela, eu escutava as músicas do artista que eu estava pintando e isso  serviu como inspiração. Eu gostei muito de todas. Cada uma tem alguma coisa que me atrai: as cores da tela  do Raul, o estilo da tela do Luiz Gonzaga. A tela da Elis ficou com uma combinação de cores que eu gostei  muito, enfim, difícil escolher uma só”, completou.



Na Casa da Educação, Rodrigo Santana CB é responsável pelo curso de desenho. Trinta alunos estão  participando das aulas nesse ano. “Farei visita guiada com os alunos da Casa e os da Escola Municipal Darcy Ribeiro, onde leciono graffiti. As  obras também farão parte de um calendário”, explicou.

“Um orgulho receber esta exposição que fala de representantes da música popular brasileira num espaço onde  mais de 200 alunos estudam música semanalmente. Com certeza, estaremos fazendo também um trabalho sobre a  vida e obra destes artistas para que, além de suas imagens, mais de cada um seja aprendido nesse período”,  afirma a diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá, Catarina Maul.

A visitação é gratuita. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A Casa da Educação  Visconde de Mauá fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Últimas