“Astronomia para todos no Cefet/RJ” divulga agenda de atividades

14/06/2019 15:00

Sessões de planetário, oficinas de construção de instrumentos astronômicos e observação do céu são algumas das atividades do projeto de extensão “Astronomia para todos no Cefet/RJ”, coordenado pelo professor Daniel Micha, do curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis. Desde 2013, o projeto recebe visitas escolares nas dependências da unidade, somando mais de três mil visitantes e atendendo mais de 30 escolas. Para 2019, os responsáveis divulgaram as datas e horários das visitas, que devem ser agendadas no site do projeto.

Com o objetivo de trabalhar os conceitos científicos referentes à física e à astronomia com os alunos de todos os níveis de ensino e com o público geral, o projeto realiza exposições lúdicas em dois tipos de espaço: nas instalações do próprio campus Petrópolis ou em ambientes externos, como instituições e locais públicos ou em sedes de entidades civis e escolas públicas, desde que previamente agendadas. Com toda infraestrutura e o conhecimento construído durante as apresentações, o projeto visa contribuir com a formação científica do cidadão crítico, trazendo reflexões acerca do seu papel no mundo e da importância da ciência na sociedade.

As sessões de planetário – que duram cerca de 40 minutos e têm capacidade para 25 pessoas – são as atividades mais procuradas do projeto. Nelas, os visitantes têm a oportunidade de refletir sobre a nossa posição no universo, de conhecer um pouco do sistema solar, de discutir a história das civilizações e a importância da observação do céu noturno pelos povos da antiguidade e de entender a diferença entre astronomia e astrologia, dentre outros. Já as oficinas permitem que os visitantes construam alguns equipamentos astronômicos antigos e percebam a importância que a astronomia teve e tem em nossa sociedade.

A visita do projeto é composta de sessões do planetário inflável, oficina e palestras, entre outras atividades. Para solicitar um agendamento, os interessados devem preencher um formulário no site do projeto, informando o nome da escola ou grupo, o nível ou a série da turma e o número de visitantes, e indicando o dia e o horário pretendidos. O projeto disponibilizou quatro datas de visitas nas dependências do campus Petrópolis: 26 de junho, 28 de agosto, 25 de setembro e 20 de novembro, das 9h às 16h, com exposições de hora em hora. Voltado principalmente para grupos escolares, o projeto também aceita inscrições individuais nos dias das apresentações.

Últimas