Apesar de serem mais frequentes durante o período chuvoso e quente, os acidentes causados por animais peçonhentos acontecem ao longo de todo o ano. Em Petrópolis, os atendimentos destes casos eram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. Entretanto, durante o período em que a unidade esteve fechada para reformas, os atendimentos envolvendo mordidas ou ferimentos causados por cães, gatos, animais silvestres ou peçonhentos, estavam sendo realizados na UPA de Cascatinha.
Mesmo com a reabertura da UPA Centro, os atendimentos para estes casos permanecem sendo realizados na UPA Cascatinha, segundo a Secretaria de Saúde do município. Em caso de acidentes, é necessário procurar imediatamente a unidade. No local, a gravidade de cada caso será avaliada para a definição do procedimento mais adequado, avaliando a necessidade de aplicação de vacinas ou soros.
Prevenção
É importante manter o quintal sempre limpo, mantendo a grama sempre aparada, retirando entulhos, folhas e materiais de construção nas proximidades da casa, utilizando sempre luvas grossas, para reduzir os riscos de picadas. Evitar colocar as mãos em buracos, sob pedras e em troncos podres. Dentro de casa, é importante manter afastadas das paredes as camas e berços, além de sacudir as roupas e os sapatos, antes de utilizá-los.