Atendimentos suspensos: UPA Centro é exclusiva para internação de pacientes com covid-19 a partir deste sábado
O prefeito Bernardo Rossi anunciou nesta sexta-feira a transformação da UPA Centro em UPA Vermelha, destinada exclusivamente para internação de pacientes com sintomas de covid-19. A mudança vale já a partir deste sábado (19) e foi anunciada após discussões entre governo e Ministério Público sobre o real número de leitos disponíveis para internação de pacientes com a doença na cidade.
Segundo a Prefeitura, serão abertos no espaço 20 leitos, sendo 12 de UTI e 8 de clínica médica. Além destes, a Prefeitura informou que vai abrir nos próximos dias mais 12 leitos no Hospital Nossa Senhora de Aparecida (HNSA), cinco no SMH e 10 no Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas.
Apesar de a Prefeitura informar a abertura de 20 novos leitos na UPA Centro, na prática o número é inferior, já que o Município já vinha contabilizando vagas de UTI na unidade em seus painéis diários com dados da covid-19. Nos últimos dois dias o painel estava fora do ar, segundo a Prefeitura, para mudanças solicitadas pelo Ministério Público, que cobra a divulgação da real taxa de ocupação de leitos na cidade.
No fim da tarde de quarta-feira, antes de retirar as informações da internet, a Saúde chegou a divulgar que a taxa de ocupação de leitos de UTI estava acima dos 98% e informou, na ocasião, que 10 pacientes estavam internados na UPA Centro, todos com necessidade de suporte de UTI.
A orientação da Prefeitura, agora é que os pacientes sem sintomas de covid-19 que precisem de atendimento de urgência e emergência procurem as UPAs Cascatinha ou Itaipava ou o Pronto Socorro do Alto da Serra. A Secretaria de Saúde de saúde que pacientes com questões que possam ser resolvidas em atendimento ambulatorial busquem as Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família.
Leia também: TSE nega pedido de urgência e Bomtempo segue impedido de tomar posse até julgamento de recurso