Atividades em comemoração ao Bicentenário da imigração alemã serão realizadas em Petrópolis

14/jan 15:30
Por Maria Julia Souza

Este ano, a imigração alemã completa 200 anos no Brasil, e para celebrar a data, diversas atividades serão realizadas pelo país. Os festejos, que também irão acontecer no Rio de Janeiro e em outros municípios do Estado, se estendem a Petrópolis, a partir do mês de maio.

As comemorações terão início na Cidade Imperial, entre os dias 5 e 12 de maio, com a visita de representantes alemães cujos antepassados imigraram para cá. Na sequência, uma comitiva vinda da Alemanha também virá a Petrópolis, entre os dias 7 e 12 de maio. Além disso, desde 2019, o Clube 29 de Junho realiza, anualmente, a Semana da Língua Alemã, que este ano acontece do dia 24 de maio até 09 de junho.

Segundo Marcos Carneiro, conselheiro do Comtur, que representa o Clube 29 de Junho, foi criada em 2020 uma comissão nacional para coordenar as atividades em comemoração ao Bicentenário no país.

“Essa comissão começou a se reunir por lives, em 2020, e Petrópolis sempre participou ativamente de todas elas [lives] sobre gastronomia, dança, cultura, religião, trajes típicos, músicas, corais, etc. Então nós somos parceiros deles, desde o início, e nós fomos ganhando espaço junto a Comunidade Germânica no Sul do país. Nós éramos praticamente desconhecidos, a ponto de nós criarmos então uma comissão da Região Sudeste que inclui Petrópolis, Nova Friburgo, Juiz de Fora e Rio de Janeiro”, contou.

Além dos festejos já definidos, a Bauernfest 2024 também contará com atividades em comemoração aos 200 anos da imigração alemã.

“Por iniciativa do vice-presidente do Clube 29 de junho, nós buscamos contato com a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro que prontamente nos acolheu em uma reunião, e já nos garantiu que os festejos também serão comemorados no Rio de Janeiro, além de nos oferecer algumas possibilidades de atrações, como transporte para representantes do Rio e de Petrópolis irem a Nova Friburgo no seu Bicentenário em 3 de maio, e outras atividades estão sendo elaboradas”, explicou Marcos.

Ele conta ainda que outras atividades também estão sendo alinhadas com a participação da Igreja Luterana em Petrópolis, dos Franciscanos, que são de origem alemã, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Grupos Folclóricos, além de Corais da cidade.

“Foi escolhida uma logomarca oficial, autorizada pela embaixada da Alemanha, e por uma iniciativa nossa, uma proposta de Petrópolis, aprovado pela Comissão Nacional, a cunhagem de medalhas comemorativas. Serão 250 medalhas, cunhadas na Casa da Moeda, e que serão vendidas para colecionadores e oferecidas para autoridades que queiram nos prestigiar e homenagear. Também haverá um selo que será lançado no Brasil e na Alemanha, simultaneamente, em comemoração a esse Bicentenário”, contou Marcos.

Logomarca oficial do Bicentenário da imigração alemã.
Foto: Divulgação

Comissão é criada para comemorações do Bicentenário em Petrópolis

Foi publicado no Diário Oficial do município, do dia 29 de dezembro, um decreto que cria uma Comissão Organizadora responsável pelas comemorações dos 220 anos do nascimento de Júlio Frederico Koeler, 200 anos da imigração germânica no Brasil e da 35º edição da Bauernfest.

A Comissão será composta por representantes do poder público e da sociedade civil, como o Clube 29 de Junho, Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP), Instituto de Preservação Ambiental e Cultural do Bingen, Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Batalhão Dom Pedro II, Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil – Regional (FECCAB).

Últimas