Atleta de 14 anos deve representar o Brasil no levantamento de peso

09/mar 14:06
Por Wellington Daniel

A atleta Anna Carolina Lima, de apenas 14 anos, foi classificada recentemente no índice internacional de levantamento de peso olímpico (LPO) e deve representar o Brasil em competições importantes, como o Pan Americano e Sul Americano na categoria sub-17. Moradora do Bingen, a adolescente é vista como uma das promessas da modalidade.

Desde os seis anos, Anna é envolvida no esporte a partir da ginástica artística. Depois, migrou para o crossfit, onde se destacou. “O treino de LPO tem um ano e seis meses. Nisso, já ganhou brasileiro, estadual e bateu recordes”, contou a mãe da atleta, Monalisa Nunes.

“Eu estou muito feliz! É muito gratificante, porque é um sonho meu”, expressou a atleta, que compartilha a emoção com a mãe.

Para chegar no resultado, a rotina de treinos é intensa, de segunda a sábado. “São três horas de treino por dia, de segunda a sábado. Em questão de dieta, precisamos fazer, porque tem categoria de peso e precisa comer bem para conseguir levantar vários pesos”, explicou.

Anna ressalta que a conquista significa uma superação. Em um ambiente com poucas mulheres, a jovem atleta considera que mostra que todas podem alcançar seus objetivos.

“A mulher pode estar onde ela quiser. Podemos alcançar nossos objetivos assim como qualquer outra pessoa”, disse.

A mãe aponta para uma falta de apoio para atletas no Brasil. Segundo ela, são diversos gastos, como deslocamento para o local de treinos e a compra de suplementos.

“Não é valorizado, não tem um apoio, nada. Acredito que, no esporte no Brasil, só vemos esse apoio no futebol. Temos que ir na força do braço, literalmente”, disse.

Atualmente, Anna já é campeã brasileira em sua categoria e também recordista estadual no arranco, arremesso e total. No campeonato brasileiro do ano passado, por exemplo, a atleta chegou a levantar um total de 106kg.

Últimas