Atlético-GO e Cuiabá fazem duelo de desesperados no Brasileiro

21/08/2022 07:20
Por Estadão

Ameaçados pelo rebaixamento, Atlético-GO e Cuiabá fazem o duelo de desesperados às 18 horas de domingo, no estádio Antônio Accioly, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória pode resultar num respiro fora da zina de rebaixamento e, de quebra, afundar o rival na tabela de classificação.

Em pior situação é do time goiano, vice-lanterna com 21 pontos, e que vem de uma eliminação doída no meio de semana, pelas quartas da Copa do Brasil. Após abrir 2 a 0 na ida, perdeu por 4 a 1 para o Corinthians, em Itaquera. No Brasileiro, vem de um empate sem gols contra o Botafogo, no Rio.

De outro lado, o time mato-grossense, aparece em 16º lugar, com 23 pontos, iniciando a rodada como primeiro fora da zona de rebaixamento. O Cuiabá descansou nesta semana, após a vitória sobre o Juventude, por 1 a 0, no último sábado. E apesar de estar empatado com o Avaí na tabela, o time leva vantagem no saldo de gols: -7 a -12.

Durante a semana, o técnico Jorginho, do Atlético-GO, se envolveu em uma polêmica com o técnico português, do Palmeiras, Abel Ferreira. Após a eliminação, para o também português Vítor Pereira, o técnico goiano amenizou a situação. “Perseguido” pelos treinadores lusitanos, Jorginho enfrentará outro português, o técnico António Oliveira, que comanda o Cuiabá.

De ressaca, Jorginho terá a volta do volante Edson Fernando, que cumpriu suspensão contra o Botafogo. Sobre os recém contratados, o goleiro Pedro Paulo se machucou durante os treinamentos e deve ser desfalque nos próximos jogos. Mas o goleiro Diogo Loureiro, ex-Botafogo, foi regularizado e deve aparecer entre os relacionados.

Jorginho também poderá utilizar os jogadores que não atuaram no meio de semana, como Churín, Camutanga, Klaus, Willian Maranhão, Rhaldney e Kelvin. É a garantia de que vai buscar a vitória a qualquer custo.

A eliminação na Copa do Brasil caiu como um balde de água fria no Atlético-GO, com a chave virada para o Brasileiro, o presidente entrou em cena para blindar os jogadores. “Foi ruim a forma que perdemos (4 a 1). Mas temos que sacudir a poeira e voltar para o Brasileiro. Vamos ter a semana aberta, então temos que treinar para caramba e aproveitar. Não podemos acusar o golpe”, disse Adson Batista.

O português António Oliveira teve a semana cheia para treinar. Uma das novidades pode ser a volta do meia Rodriguinho, recuperado das dores das costas. Ele voltou aos treinamentos, mas deve ficar no banco de reservas. Como vem atuando de “falso nove”, o técnico deve optar por Deiverson ou André na posição. O único desfalque será o zagueiro Empereur, que levou o terceiro amarelo e cumprirá suspensão automática. O experiente Paulão deverá formar a zaga junto com Marllon e Joaquim.

Devido à situação dos dois times na tabela, o jogo ganhou cara de final. Antônio Oliveira promete um time ofensivo, mesmo atuando fora de casa. “Vamos com o intuito claro de jogar para ganhar, porque finais não são para serem jogadas, mas sim para serem vencidas.”

Últimas