Ato no Bairro Bananeira, em Pedro do Rio, pede retorno do transporte escolar
Na manhã deste sábado (17), o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas realizou um ato no Bairro Bananeira, em Pedro do Rio. Os manifestantes pedem ônibus escolar para alunos da Escola Municipalizada Santa Terezinha de Vila Rica e Escola Monsenhor João de Deus.
Segundo Christian Vincenzi, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, a Prefeitura já fez promessas de colocar um ônibus escolar para transportar os alunos, mas até agora nada foi feito. Luana Sylvia, moradora do bairro, informou que a localidade teve transporte escolar há mais de 20 anos, depois que foi suspenso, as crianças passaram a ir a pé para a escola.
Christian diz que o trajeto até a escola é perigoso por ser próximo a BR-040, local de fluxo intenso de veículos, e que o local por onde os alunos passam é uma ladeira puxada.
Nesta terça-feira (13) foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Educação (COMED). Na ocasião, a secretária de Educação, Adriana de Paula, definiu o problema como pertinente e informou que a demanda já foi passada para o Setor de Transportes para que seja feito o estudo e verificação do local presencialmente, nesse caso, do loteamento Boa Vista.
Ela ainda ressaltou que o transporte escolar da localidade deve ser feito pelo programa Caminhos da Escola e que o município já possui uma frota própria que faz o atendimento, mas que a demanda vem crescendo a cada dia. Hoje, além da frota própria, o município tem contrato de locação de frota para conseguir atender a alta demanda.
Em resposta à Tribuna, a Prefeitura de Petrópolis informou que a nova linha de transporte escolar deve entrar em operação na próxima semana. A Secretaria de Educação aguarda a liberação do ônibus, que está na manutenção para atender a comunidade.