Aulas de percussão gratuitas são oferecidas em Petrópolis; inscrições começam nesta segunda-feira (6)
Nesta segunda-feira (6) começam as inscrições para a oficina de percussão do “Balanço Pé-de-Serra”, projeto que vai ensinar gratuitamente, no bairro do Cascatinha, como tocar forró e seus subgêneros (o baião, o xote, o arrasta-pé e o xaxado) durante três meses. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever para aprender o legado do forró de raiz que Luiz Gonzaga criou, através dos principais instrumentos percussivos dessa linguagem: o zabumba, o triângulo, o pandeiro, o ganzá, o reco-reco e o agogô.
Os professores Rogério Lorão e Heitor Zaghetto são músicos petropolitanos que se dedicam ao forró na cidade há anos. Nas palavras de Heitor, “o Balanço Pé-de-Serra é um projeto para todo mundo que gosta de forró e que acredita na música como uma forma de juntar pessoas.”
Com início no dia 7 de março, as oficinas semanais para 40 pessoas durarão três meses e serão ministradas no Centro Cultural Vereadora Wilma Borsato, localizado na Rua Hyvio Naliato, 27 – Cascatinha, às terças-feiras. A primeira turma entre 17h30 e 19h e a segunda, entre 19h e 20h30. Ao fim, os alunos poderão tocar ao lado de musicistas que atuam profissionalmente na cena do forró pé-de-serra.
Não há pré-requisitos para a inscrição e os instrumentos serão disponibilizados pelo projeto. Para garantir que o acesso às aulas seja democrático, haverá vagas reservadas para pessoas pardas ou negras, pessoas de baixa renda, idosos e PcD.
Mais informações podem ser encontrados no Instagram do projeto (@balancopedeserra) e no formulário de inscrição: bit.ly/balancopedeserra. O projeto é atendido pelo Edital “Nelson Ricardo”, do Instituto Municipal de Cultura (IMC).