Aumento para 23 no número de vereadores: uma pauta para 2022

31/12/2021 03:04

Por baixo, o ingresso de mais oito vereadores com a Câmara passando a ter 23 assentos significa aumentar em pelo menos o número dos cargos em comissão em mais 56 pessoas. E é por isso que os vereadores empossados não curtem a ideia, afinal, a quantidade de verba anual que o legislativo recebe, em torno de R$ 34 milhões, vai ter de continuar a mesma e mais: terão de dividir o mesmo bolo. Mas, é uma pauta que será obrigatória em 2022 iniciando com mudança na Lei Orgânica da cidade.

Voluntário

Tudo bem que o cara é gente boa, tanto que emplacou na gestão Bernardo Rossi, na do interino Hingo Hammes e agora vai pedir música no Fantástico com a terceira nomeação, na gestão Bomtempo. Mas, Marcelo Soares foi nomeado sem os vencimentos do cargo? Aí já é demais!

Consolação

Falando em nomeação, não era o cargo que Juvenil dos Santos queria, não. Ele que já foi secretário de Governo em mandatos anteriores de Rubens Bomtempo aceitou ser coordenador do Gabinete da Cidadania, que é um segundo escalão.  Tá certo que não é nada, não é nada, mas já não fica na chuva.  E mostra que a pressão funcionou, afinal, ele não estava fazendo questão de esconder o escanteio, não.

Não custa avisar

Talvez seja o caso de avisar aos servidores que estão com licença do trabalho por motivo de doença na família: cuidado com as redes sociais e fotos das comemorações do final de ano. Servem para um processo. E olha que a gente tem visto licenciados postando férias em Cabo Frio.

Pretinho da Serrinha é um dos grandes nomes da atualidade no samba-raiz. E é dele o show deste sábado, na Praça da Liberdade, que é para iniciarmos 2022 com alegria. Começa às 20h.

Cooperativas em alta
Na contramão dos maiores bancos do país — que já fecharam 2.080 agências desde o início da pandemia – as cooperativas de crédito pretendem expandir o atendimento à população. Pesquisa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito aponta que o segmento deve abrir 1,3 mil novas agências até o final de 2022, o que deve consolidar as cooperativas como a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional.

Posse sem nada

Em muitas localidades do país as cooperativas são a única opção para moradores. Nosso distrito da Posse nem isso tem. O governo federal anunciou que vai tentar uma nova licitação para abertura de uma lotérica na região depois de uma meia dúzia de tentativas fracassadas. A Caixa também ficou de avaliar se consegue abrir uma agência no local que tem perto de 10 mil moradores.

IPTU com 10,25% de reajuste

O IPTU todo mundo já está recebendo o carnezinho em casa – enfatizando os descontos de 10% a 5% entre janeiro e março. Porém, é bom frisar que o reajuste do imposto, feito pelo IPCA, é de 10,25%. E mais: a taxa de coleta de lixo também aumentou.  E ainda vale destacar que o reajuste é igual mesmo para os locais onde a coleta nem é diária…

Anote e confira

E como 2022 é ano eleitoral e vão se reiniciar os pedidos de amizade em redes sociais.  Amizades com prazo: terminam em outubro.

Prepara!

Primeira semana de janeiro é de lei: dezenas de apelos em redes sociais de pessoas em busca de cães e gatos que fugiram por causa da queima de fogos. E olha que em Petrópolis os fogos barulhentos são proibidos por lei. Mas, tema difícil de fiscalizar e conscientizar.  Esse ano a prefeitura colocou dois telefones a disposição para denúncias com a promessa que vão funcionar 24 horas por dia.

Diferente?

Que coisa, né? A Câmara de Vereadores – essa que diz que é diferente de todas as demais  – ainda sequer votou as contas de 2016 de Rubens Bomtempo e as de 2019 e 2020, de Bernardo Rossi. E mais: vão entrar nesta listinha as contas de 2021, do interino Hingo Hammes.

Domingão

E o primeiro domingo de 2022 tá gordo em atrações musicais. Ainda dentro da programação do Natal Imperial na Praça da Liberdade tem Concerto de Natal dos Menestréis (11h); banda Sambalanço (14h), Lucas Israel (16h) e Felipe Depoli Quarteto (20h). Rola ainda na Casa do Papai Noel, no Palácio Sérgio Fadel, show com a dupla Amanda e Matheus.

Um dos grandes nomes da música na cidade, Lucas Israel se apresenta domingo, às 16h, na Praça da Liberdade.

Conjunto da Posse

No conjunto habitacional da Posse metade dos apartamentos são de responsabilidade da Prefeitura e a outra metade do Estado. E em ambos os casos as obras tiveram problemas.  Eis que os moradores conseguiram que o Estado inicie agora em janeiro reforma dos telhados dos blocos 1 ao 6. Mas os outros seis blocos, construídos pela prefeitura, eles aguardam ainda uma reunião de emergência que pediram ao vice-prefeito e Secretário de Obras, Paulo Mustrangi.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas