Ausência de pesquisas divulgadas já indicava ascensão de um terceiro nome na disputa
Ausência de pesquisas divulgadas já indicava ascensão de um terceiro nome na disputa
Para os entendedores da política, a ausência da divulgação de uma pesquisa séria já indicava o que as urnas mostraram: a ascensão de um nome diferente, no caso Leandro Azevedo. Ninguém queria divulgar pesquisas que indicavam a possibilidade dele ir pro segundo turno. A única pesquisa divulgada, de Bernardo Rossi, essa ninguém levou a sério mesmo…
Melhor de três
E Rubens Bomtempo e Bernardo Rossi vão pela terceira vez para uma disputa no segundo turno. E está empatado: em 2012, Bomtempo levou a melhor e, em 2016, foi a vez de Bernardo ir à forra. Agora é a melhor de três.
Pulverizado
A quantidade de candidatos a prefeito nesta eleição deixou os números dos primeiros colocados bem encolhidos: do quinto ao 13º candidato a soma de seus votos foi de 34.393, o que é maior do que os votos de Bernardo Rossi, o segundo colocado, com 23.923. Com tantos votos assim, pulverizados, fechar acordo pro segundo turno vai ser osso.
Mais valiosos
Mas o apoio mais valioso para o segundo turno será de Leandro Azevedo, com 23.719 votos e Elias Montes com 16.282 votos. Resta saber se eles vão querer.
Duas imagens que marcaram nesta eleição: o cadeirante, logo bem cedinho, garantindo o voto e os mesários, paramentados, trabalhando para que tudo corresse bem!
Longe das urnas
Como os Partisans já haviam antecipado: ausentes, nulos e brancos somaram mais de 97.338 eleitores. E mesmo não sendo o apropriado é um gesto que mostra a descrença do eleitor. Tudo bem que a pandemia colaborou para a abstenção, mas idosos e jovens não se empolgaram de fato.
Pegando leve
E Petrópolis fechou a votação ontem sem grandes problemas nas ruas, sem muitas prisões por boca de urna, tudo na paz. E tem explicação: depois de fiscalizações em comitês eleitorais e problemas com a justiça de candidatos, a ordem foi ficar pianinho.
Simpatia e amor
O pessoal do TRE de Petrópolis tratou tão bem a imprensa que deixou os coleguinhas emocionados. Na sede, na Rua Ipiranga, teve cafezinho e água gelada para quem estava ralando para informar sobre as eleições. Daqui um salve para eles!
Micos
Vote no seu preferido! Partisans têm aqui um ranking dos melhores momentos do primeiro turno:
Mustrangi gravando vídeo de pijamas
Bernardo Rossi na laje
Dancinha do Ramon Mello
Já foi melhor
Mas, gente…nem teve uma briga de cabo eleitoral nesta primeira votação. Francamente.
Fogos e sujeira
Em muitas localidades, mesmo sendo proibido por lei, houve queima de fogos ao longo do dia. Da mesma forma que pouco antes do encerramento da votação começou a galera porquinha despejando santinhos nas ruas.