Autoridades avaliam medidas para reconstruir Petrópolis após tragédia

16/02/2022 08:07
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Autoridades políticas se reuniram na madrugada desta quarta-feira (16), na sede da Prefeitura de Petrópolis, após a decretação do estado de calamidade por conta das fortes chuvas que atingiram o município na tarde de ontem (15). Participaram o prefeito Rubens Bomtempo, o governador Claudio Castro e o presidente da Alerj, André Ceciliano. O governo municipal decretou estado de calamidade.

O Município recebe o apoio do Governo do Estado com unidades do Corpo de Bombeiros do Estado como o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (Gopp), o 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), com cães farejadores de Magé, do 14º Grupamento de Corpo de Bombeiros de Caxias; o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Outras 10 viaturas do Corpo de Bombeiros do Estado estão sendo enviados para a cidade. Agentes da 105º e 106º Delegacia de Polícia, do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil, além da Polícia Militar que também dão suporte às operações.

A situação era de guerra!”, diz Cláudio Castro

Na manhã desta quarta-feira, em entrevista à Rede Globo, o governador Cláudio Castro disse que ao chegar em Petrópolis, a situação era de guerra. “Carros pendurados ao poste e muita lama”.

Castro destacou que reuniões aconteceram na sede do Corpo de Bombeiros e na sede da Prefeitura na noite/madrugada. Duas carretas – uma com insumos médicos e outra com materiais de higiene – chegam à cidade na manhã de hoje. De acordo, ainda, com o governador do Rio, maquinário para reforçar no trabalho de limpeza das vias estão sendo disponibilizados pelo Estado.

Ainda na entrevista, Cláudio Castro confirmou que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, virá à cidade na sexta-feira, para que seja feito um levantamento dos recursos a serem destinados à Petrópolis, visando a fase de início de reconstrução da cidade. Castrou destacou que ainda não há uma estimativa de valores e que a prioridade é salvar vidas e na limpeza da cidade.

Uma coletiva será realizada no início da tarde com as autoridades políticas e com órgãos que trabalham na cidade.

Últimas