Bairro da Glória não é só violência. Veja o vídeo

18/05/2018 12:20

Os moradores do Bairro da Glória, em Corrêas, estão mobilizados em mudar o clima negativo que tem tomado conta da comunidade devido às mortes e apreensões recentes. Os populares, estão pintando muros com temas da Copa de 2018, colocando bandeirinhas nas ruas e até realizando limpezas em ruas do bairro. 

A intenção dos moradores é mostrar para a cidade que o Bairro da Glória não é só violência e criminalidade. Para tirar o clima de tensão que se alastrou pelas ruas, estão sendo usadas as cores da seleção brasileira. Antônio Marcos, morador do bairro há mais de 40 anos, disse que a ideia é também mobilizar as crianças da comunidade. Segundo ele, os pequenos precisam ser envolvidos com coisas positivas.

“Todo esse movimento começou com a colocação das bandeirinhas, pensamos na pintura dos muros e ruas para envolver as crianças que estão sendo influenciadas por pensamentos errados. Ao mesmo tempo, outras ideias começaram a crescer, comecei a pintar perto da minha casa, passava outro morador e pedia para pintar na cada dele também e com isso a ideia foi crescendo. Eu quando era criança, tinha alegria de fazer essas coisas aqui na comunidade e hoje os nossos pequenos estão privados disso”, comentou Antônio Marcos.

O morador também cita o descaso com a comunidade, que não recebe capina e limpeza viária, lembrando ainda dos casos de criminalidade e violência noticiados nos últimos meses.

“A mobilização dos moradores tem nos ajudado a tirar um pouco dessa imagem negativa que o bairro tem tido. 99% da população é trabalhadora e merecemos o respeito necessário. Começamos com a limpeza na rua, porque aqui está abandonado. A comunidade está esquecida, tem mato e lixo por todo lado. Ao mesmo tempo, só saem coisas negativas do bairro. O Bairro da Glória não é só criminalidade, nunca foi. O clima tenso vai dar lugar a um ambiente de alegria, já melhorou bastante, tem sido muito positivo”, contou o morador.  

Outro residente do bairro que também tem participado das ações é Marco Antônio. Segundo ele, o estado atual do bairro o motivou. “O que me incentivou a botar a mão na massa é o estado que o Bairro da Glória está. Começamos a fazer limpezas, pintamos os meios-fios em alguns pontos e uma coisa foi levando a outra. Os mutirões estão acontecendo e vamos expandir para toda a comunidade. Não queremos o Bairro da Glória só na página policial”, salientou.

A ideia dos populares é continuar pintando e limpando a comunidade até a abertura da Copa do Mundo da Rússia. Alguns muros ainda estão sendo preparados e muitos moradores ainda estão oferecendo colaboração e espaço para pintura de desenhos. 


Vejam o que os moradores falam do bairro:






Últimas