Bairros sofrem com a falta de iluminação pública

14/12/2017 09:00

Apesar de o Centro da cidade estar todo iluminado, nos bairros o cenário que mais tem se repetido é bem diferente. Em várias ruas falta iluminação pública há meses. Quem convive com o problema se diz cansado de buscar soluções na Prefeitura. Até a Rua Teresa, que tem recebido maior movimento de turistas e visitantes neste mês, está entre uma das localidades prejudicadas pela falta do serviço. 

O empresário Nelson Baptista conta que está há uma semana ligando para a Prefeitura e se sente em um jogo de empurra-empurra. “Todas as vezes que procuramos a Prefeitura recebemos sempre desculpas e nenhuma solução. Está um perigo à noite. Nesta época, de fim de ano, tem gente que busca uma oportunidade para cometer um delito. No escuro não tem como coibir, as lojas podem ser roubadas. No número 70 está o ônibus de monitoramento da Guarda Civil, agora, como vão monitorar sem claridade?”, disse. A localidade que o empresá- rio se refere é a Rua Teresa, entre os números 90 e 130.

O Alto da Serra, Castelanea, Sargento Boening e Quissamã são algumas destas localidades que também estão passando pelo mesmo problema. Neste último, o morador Sérgio Brand conta que tem entrado em contato com a Prefeitura desde fevereiro para solicitar que troquem as lâmpadas de dois postes em frente à sua casa, na Rua Quissamã, em frente a Casa da Limpeza, mas até agora não foi atendido. “Já fui pessoalmente na Prefeitura fazer o pedido de manutenção, mas só prometem e não cumprem. O pior é que pagamos pela iluminação pública e não recebemos o serviço”, disse, indignado.

Na Servidão Leonardo Webler, no Sargento Boening, o problema também é antigo. Há dois meses a equipe da Tribuna denunciou a falta de iluminação na rua e até agora também não foi resolvido. E as reclamações são as mais diversas. Segundo os moradores, quando ligam para os telefones para pedir o reparo, só recebem promessas.

Na próxima quarta-feira, dia 20, está marcada para acontecer uma nova licitação para escolher a empresa que realizará pelo período de 12 meses o serviço de manutenção e extensão da rede de iluminação pública na cidade. A expectativa é grande para que o problema seja logo resolvido. O edital para a realização da licitação foi recusado três vezes pelo Tribunal de Contas do Estado. Sem autorização para a realização do certame, a Prefeitura fez uma contratação emergencial da empresa FM Rodrigues & Cia Ltda. Apesar disso, a demora na prestação do serviço tem deixado moradores irritados. 

Sobre os problemas relatados, a Prefeitura informou que a equipe de manutenção de iluminação pública já tinha programado para realizar ontem o serviço no Quissamã e na Rua Teresa. Na próxima semana será a vez do Alto da Serra e Sargento Boening. O serviço também será realizado em outras vias do Centro, como Rua do Imperador, 16 de Março, avenidas Koeler e Roberto Silveira. 

Os moradores podem apresentar solicitações para manutenção pelos telefones 0800- 024-1000 ou 2233-8165, ou ainda pelo site da Prefeitura. 

Últimas