Bancários se reúnem hoje para negociação
A greve dos bancários, que já dura 21 dias, pode ter fim nesta terça-feira. Isso porque a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) convocou para hoje, às 14h, uma nova rodada de negociação em São Paulo. A última proposta havia sido feita no dia 9 de setembro. Na ocasião, foi apresentado o índice de reajuste de 7% mais R$ 3.300 de abono. Porém, os bancários pedem aumento de 14,7%, considerando o valor da inflação de 9,7% mais reajuste real de 5%. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis (Sindbancários), Marcos Alvarenga, a classe espera que a Fenaban respeite seus funcionários e clientes e apresente uma proposta decente e justa.
Ontem, o setor paralisou as agências do Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF). Em Petrópolis, foram 22 agências fechadas e 430 funcionários aderiram à paralisação ontem. Em todo o país foram 13.420 agências e 33 centros administrativos que tiveram as atividades paralisadas. Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut), o número representa 575 das agências de todo o Brasil.
A convocação atende a um ofício do Comando Nacional de Greve, que enviou um ofício à Fenaban para solicitar a volta das negociações da Campanha Nacional 2016. De acordo com a assessoria de imprensa da Fenaban, a proposta apresentada no dia 9 resulta em uma remuneração superior à inflação prevista para os próximos 12 meses, com ganho expressivo para a maioria dos bancários. Disse ainda que entende que o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, que passa de uma inflação alta para uma inflação mais baixa.