Banco de Sangue apela a doadores porque estoques estão muito baixos
O Banco de Sangue, que funciona no Hospital Santa Teresa, está fazendo um apelo por doadores. As doações, neste mês de setembro, estão 32% abaixo do ideal para um estoque seguro. Segundo o setor de captação de doadores do hospital, o número ideal é o de 68 doadores por dia, o que representa 80 candidatos, tendo em vista a taxa média de 15% de inaptidão registrada.
Vale destacar que o Banco de Sangue do Santa Teresa é responsável por abastecer a maioria dos hospitais da cidade, tanto da rede pública quanto particular. Uma doação pode salvar até quatro vidas e não são apenas os acidentados que recebem transfusão de sangue. Além deles, também necessitam as pessoas que passam por cirurgias, transplantes e pacientes com câncer.
“Não estamos em estado crítico, mas precisamos de doações porque não temos como adivinhar quando precisaremos de um grande número de bolsas de uma só vez. Estamos bastante preocupados com os nossos estoques”, afirmou Alexandre Paladino Bernardes, captador líder.
O sangue doado passa por uma série de exames como tipo sanguíneo ABO e RH, pesquisa de anticorpos irregulares, hepatite B, hepatite C, chagas, sífilis, AIDS, HTLV I e II. Ainda segundo Alexandre, a chance de nós precisarmos de sangue algum dia é de uma em três. “Para conseguir mais doadores, oferecemos palestras em igrejas, empresas, faculdades ou grupos acima de 15 pessoas. Para esses, disponibilizamos transporte. Também ofertamos estacionamento gratuito no hospital para doadores no dia da doação. Vale lembrar também que os doadores de sangue têm direito à uma hora de estacionamento por dia nos estacionamentos públicos da cidade e parquímetros, mediante comprovação e cadastro na CPTrans, além de 50% de desconto nos eventos promovidos pelo Poder Público Municipal e também acesso às filas preferenciais dos bancos, conforme Lei Municipal 5.969”, explica.
“Sempre quis doar, mas não sei ao certo por que não conseguia doar. Vi um texto na internet falando que o banco de sangue estava precisando muito de doares. Tomei coragem e estou aqui. A intenção é colocar a doação como rotina na minha vida”, disse Jonathan de Carvalho Souza, 26 anos, auxiliar técnico.
Já Cristine Jobim, de 38 anos, doa sangue há um ano. “Comecei participando de uma campanha de doação para uma conhecida. Ela se salvou e isso me deixou muito feliz. Hoje eu sei da importância da doação e faço questão de doar sempre que posso. Estamos ajudando a salvar vidas, nada é mais importante do que isso”.
Para o doador, o Banco de Sangue oferece anestesia local. “Não é necessário jejum. Devem ser evitados apenas alimentos gordurosos e derivados do leite três horas antes da doação. Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina e nem engrossa o sangue. O volume é reposto naturalmente pelo organismo 24 horas após a doação. Também funcionamos diariamente das 7h às 18 horas, inclusive domingos e feriados”, lembra Alexandre.
Banco de Sangue realiza 650 transfusões por mês
O Banco de Sangue do Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 65 doações por dia para atender esta demanda com segurança. Homens podem fazer quatro doações por ano, com intervalo mínimo de dois meses, já as mulheres podem fazer três doações por ano, com intervalo mínimo de três meses.
O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias. Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue do Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter de 16 a 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses após a realização do procedimento.