Banco de Sangue do HST precisa com urgência de doadores
Com a proximidade das festas de fim de ano a preocupação com o estoque do principal banco de sangue da cidade aumenta. Nessa época, muita gente sai de férias e, infelizmente, o número de doadores diminui. Com os estoques abaixo do esperado, o Banco de Sangue Santa Teresa precisa urgentemente da doação de todos os tipos de sangue. Há poucos dias do natal, um gesto de solidariedade pode ajudar presentear uma vida.
De acordo com o captador da unidade, Alexandre Paladino, dezembro é um mês crítico para a unidade. O déficit do estoque está próximo de 25%, e os tipos de sangue mais críticos são O e A. “Além das cirurgias e transplantes, que não param de acontecer, há maior número de acidentes em rodovias, ou seja, menos doadores e mais demanda transfusional. Por isso, é importante que as pessoas venham doar sangue, tragam o máximo de amigos possíveis e compartilhem essa mensagem com seus colegas. Precisamos ajudar o Banco de sangue a se preparar para dar a muitas famílias o melhor presente de Natal que elas podem receber, a vida de seu ente querido”, explica Paladino.
O Banco é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do Sistema Único de Saúde – SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, que dependem dessas doações todos os dias.
Para doar os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 6 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
No período de festas, o Banco terá funcionamento parcial nos dias 24 e 31 de dezembro, das 7h às 12h, e ficará fechado em 25 de dezembro e 1° de janeiro. Nos demais dias, seu funcionamento será normal, das 7h às 18h. O Banco fica na Rua Paulino Afonso, número 477, Bingen, no térreo do Hospital Santa Teresa. O estacionamento é gratuito para os doadores no dia da doação.