Banco de sangue faz apelo por mais doações

13/12/2019 17:00

Os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão chegando a níveis críticos. O mês de dezembro já apresenta um baixo nível de doação de sangue, e com as chuvas que perduram na cidade e o início do período de férias, os captadores do banco de sangue, veem o número de doações caírem drasticamente. Atualmente, o estoque opera com um deficit de 30% abaixo do ideal.

O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes e, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o percentual recomendado é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário. 

Segundo Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 80 coletas diárias. “Neste momento estamos atingindo uma média de apenas 40 doações, e operando com 50% do estoque, o ideal é 80%. Estamos, inclusive, fazendo diversas campanhas para mobilizar os doadores”, disse Pereira.

Hoje, em parceria com a Associação dos Ciclistas de Petrópolis (ACIPE), começa a terceira edição do Circuito Pedal Solidário, uma campanha de doação de sangue realizada pelos ciclistas da cidade. A ação será realizada até o dia 20 de dezembro.

Leia também: Com estoque comprometido, Banco de Sangue precisa de doadores com urgência

Segundo o captador, os níveis mais críticos são dos tipos A e O, positivo e negativo. O tipo de sangue O+ é o único que pode ser utilizado em bebês de até seis meses, quando uma transfusão é necessária. Ou seja, todos os recém-nascidos que necessitam de doação, recebem sangue O+ ou O- (este último doador é universal). 

O Banco de Sangue Santa Teresa funciona todos os dias de 7h às 18h, inclusive fins de semana e feriados. O estacionamento é gratuito para doadores. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, Bingen. Mais informações sobre os requisitos para doação (24) 2245-2324 ou 99269-4355 (whatsapp). 

Últimas