Banco de Sangue passa a operar em novo endereço: espaço também fica no Bingen
Depois de vários anos funcionando dentro do Hospital Santa Teresa (HST), o Banco de Sangue está funcionando em um novo endereço, na Rua Paulo Hervê, número 1.130, no Bingen. O novo espaço passou por obras e adaptação para receber os doadores e fica a cerca de três quilômetros do antigo local. O horário de atendimento continua o mesmo, de segunda a segunda, das 7h às 18h.
Leia também: Nesta quarta, testagem para Covid-19 acontece na 16 de Março e no Sargento Boening
Para orientar os doadores, o Banco de Sangue disponibilizou dois estagiários que ficam no antigo endereço (em frente ao HST) informando o novo local de atendimento. Um carro também faz o transporte dos doadores para a nova unidade.
O Banco de Sangue é administrado por uma empresa privada que atua em sete cidades, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. Em Petrópolis, a unidade atende hospitais credenciados e realiza cerca de 650 transfusões por mês.
Para doar é preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas e não é necessário estar em jejum.
Quem fez tatuagem e/ou piercing deve aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua, neste caso deve esperar 12 meses após a retirada. Se o doador passou por endoscopia ou procedimento endoscópico é preciso esperar seis meses. Também não pode ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias; não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS e não ter diabetes em uso de insulina. O doador deve consultar a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Neste momento de pandemia, o Banco de Sangue também faz recomendações para os doadores, como: aguardar 30 dias após cessar os sintomas de gripe e/ou resfriado; quem viajou para o exterior devem esperar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue e quem teve contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas. Além disso, os doadores que foram infectados por essas doenças, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, não poderão doar sangue por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).