Banco de Sangue precisa de doações: estoque é de apenas 35% da capacidade
Em meio à pandemia do coronavírus e o período de menor movimentação na cidade, por conta do final de ano, os estoques de sangue do Banco de Sangue Santa Teresa se reduziram e estão em estado crítico. A capacidade de estoque está em apenas 35% – ou seja, há um déficit de 65%, o que representa a maior baixa desde o início de 2020. Por isso, o banco de sangue reforça o apelo por doações neste início de 2021.
“Na verdade, estamos desde dezembro em uma situação delicada. No entanto, embora estejamos com os estoques em déficit, não deixamos de atender nenhum paciente. O que tem acontecido é que, devido à baixa quantidade de sangue que estamos colhendo, há uma demora até a liberação do hemocomponente”, explicou Vinícius Pereira, responsável pela captação do Banco de Sangue Santa Teresa.
Como doar
Para doar, é necessário levar um documento oficial com foto e estar bem alimentado. No entanto, há algumas restrições. O indivíduo de ter o peso mínimo de 50 kg, não ter tido sífilis, doença de chagas ou AIDS, não ter diabetes em uso de insulina e não ter feito o uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Para quem fez tatuagem ou colocou piercing, é necessário aguardar o período de 12 meses. E quem passou por procedimentos endoscópicos só estará apto para a doação após seis meses.
Já nos casos de pessoas que foram contaminadas pela Covid-19, é preciso esperar 30 dias.
Recentemente, o Banco de Sangue Santa Teresa recebeu um selo internacional de qualidade por cumprimento das normas previstas no manual Covid Free – Certificação em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus.
O Banco de Sangue mudou recentemente de endereço e está localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no Bingen, logo após a entrada para a Rua Henrique Raffard. O local funciona todos os dias, de 7h às 18h, incluindo feriados. O local possui estacionamento conveniado para doadores e é gratuito durante o período de doações.
* Supervisionado por Philippe Fernandes