Banco de sangue precisa novamente de doações

14/04/2017 08:00

O banco de sangue do Hospital Santa Teresa precisa novamente de doações. Devido ao alto número de pessoas que se imunizaram contra a febre amarela no último mês, o que impossibilita a doação de sangue durante 30 dias, os estoque estão abaixo da média. Segundo o captador Rodrigo Moreira, o ideal é que pelo menos 70 pessoas compareçam ao local diariamente. Apesar disso, apenas 30 doadores têm comparecido por dia. 

A situação é preocupante, ainda mais para os pacientes de hospitais da cidade atendidos pelo banco de sangue, que precisam de doações com urgência. Todos os tipos sanguíneos são necessários e estão em falta, mas o O-, doador universal, é o mais utilizado. Isso porque em casos graves, como vítimas de acidente de trânsito com hemorragia, não há tempo hábil para se realizar um exame que identifique o tipo sanguíneo da pessoa. Por isso nestes casos o O- sempre é utilizado. 

“É uma questão de sobrevivência! Para esses pacientes cada segundo é crucial, portanto em 99% dos casos o O- é usado. Mas precisamos de todas as pessoas disponíveis para doação. Alertamos que os petropolitanos que se vacinaram contra a febre amarela no primeiro lote das vacinas entregues na cidade, já podem voltar a nos ajudar. E quem ainda pretende se imunizar deve doar sangue antes. Isso porque não faz mal a saúde que a pessoa doe sangue e se vacine em seguida, mas o contrário não pode ser feito”, explicou o captador. 

Cada doação de sangue é capaz de ajudar quatro pessoas. O local atende em média 650 transfusões por mês. Para ser doador não é necessário estar em jejum. Devem ser evitados apenas alimentos gordurosos e derivados do leite três horas antes da doação. Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina e nem engrossa o sangue. O volume é reposto naturalmente pelo organismo 24 horas após a doação. O banco de sangue do HST funciona diariamente das 7h às 18 horas, inclusive domingos e feriados. Com exceção do domingo de Páscoa quando o estaço estará fechado. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355. 


Últimas