Banco de Sangue presenteia doadores com brindes da Copa

28/06/2018 09:51

O Banco de Sangue Santa Teresa realiza, até 3 de julho, uma ação social com a temática esportiva que está movimentando centenas de países, a Copa do Mundo. Os voluntários que comparecerem à unidade e se apresentarem às recepcionistas como participantes da Copa Solidária serão homenageados com lembranças personalizadas e exclusivas com a temática da competição.

A campanha integra uma série de ações que estão ocorrendo ao longo de todo o mês em comemoração ao Junho Vermelho e à Copa do Mundo e têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue, além de reverter a queda nas doações, típicas dessa época do ano em decorrência, principalmente, das temperaturas mais baixas e das doenças tradicionais do inverno. Além disso, com a proximidade das férias escolares, em julho, e as comemorações em decorrência dos jogos, a tendência é o número de doações ser menor, e os estoques não podem estar abaixo do índice de segurança viável.

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender a essa demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias. 

Quem quiser ajudar basta estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito endoscopia ou processos endoscópicos precisa aguardar seis meses após o procedimento. Para tatuagem ou piercing, é necessário esperar 12 meses.

Últimas