Bancos desafiam a autoridade e seguem de portas fechadas durante pandemia
O Procon Petrópolis voltou a autuar três agências do Banco Itaú que continuavam fechadas nesta quarta-feira (8) em Petrópolis – duas delas na Rua do Imperador e a outra no Alto da Serra. Também foram autuadas por estarem com atendimento suspenso duas agências do Banco do Brasil, na Rua do Imperador e em Itaipava, e uma do Banco Santander, na Rua Marechal Deodoro. Com menos agências em funcionamento, clientes são obrigados a se aglomerar em longas filas, contrariando as recomendações para prevenção da Covid-19.
Até o Procon teve que procurar agência aberta para entregar os autos de infração. Foto: Divulgação
As três agências do Itaú já haviam sido autuadas durante ação de fiscalização do Procon nessa terça-feira (7), com multa de R$ 2 mil, e intimadas a reabrirem nesta quarta-feira (8). Com o descumprimento, elas passaram a ser consideradas reincidentes e o valor da multa dobra. O banco, no entanto, ainda pode recorrer.
Um problema que se repete
Em dois dias, um total de nove agências já foram autuadas pelo Procon Petrópolis. No dia 23 de março, duas agências do Banco no Brasil (ruas Paulo Barbosa e Imperador), que não abriram, foram intimadas a reabrir. Na ocasião, um representante da agência do BB da Paulo Barbosa chegou a ser levado para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro, para prestar esclarecimentos por não cumprir a intimação de reabrir a agência no mesmo dia.