Banda de escola municipal de Petrópolis é finalista em Campeonato Nacional

05/10/2018 16:25

O sonho de uma diretora apaixonada se tornou realidade para os 40 integrantes da Corporação Musical Amélia Antunes Rabello (COMAAR), banda marcial da escola municipal localizada em Madame Machado. À frente da escola há 19 anos, Aparecida Abreu sempre quis que os alunos se dedicassem à música. O empenho da diretora e o apoio dos pais e ex-alunos ganhou força nesse ano com o trabalho voluntário do maestro Evaldo Pereira: após cinco meses de ensaios, a banda venceu o XXII Campeonato Estadual de Bandas, realizado em São Gonçalo no último final de semana e agora se prepara para um desafio ainda maior: a disputa do XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, promovido pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) que será realizado em novembro, no Recife.

Leia também: Cantora petropolitana participa de álbum indicado ao Grammy

A Corporação Musical Amélia Antunes Rabello (COMAAR) conquistou o primeiro lugar na categoria Banda de Percussão Marcial. Formada por 40 componentes – alunos e ex-alunos – que possuem entre 10 e 25 anos, a banda disputará o primeiro lugar no campeonato nacional competindo com outras 86 bandas de todo o país.

“A banda sempre foi um sonho. Quando era criança, sempre quis participar de uma banda marcial, mas, devido às dificuldades, nunca consegui. Quando cheguei na escola, vi que tinha um bumbo e um tambor e comecei e pensar na banda marcial. Conseguimos começar a banda, com a ajuda do ex-maestro Denis da Cruz, mas também paramos por causa de dificuldades. Nesse ano, conhecemos o Evaldo e ele se ofereceu para treinar as crianças. O sonho voltou e após cinco meses de ensaios, nos finais de semana, eles conquistaram com muito talento a premiação no campeonato e nos encheram de orgulho”, disse a diretora.

As dificuldades nunca foram motivo para desistir. “Não temos todos os instrumentos e o maestro traz emprestado de uma banda de outra cidade. Isso não muda nada. A alegria dos alunos nos ensaios vale a pena todo sacrifício”, completa Aparecida Abreu.

Evaldo Pereira, musicista formado em uma universidade federal no Recife, conheceu a EM Amélia Antunes Rabello durante uma Ação Social no início do ano. De lá para cá, faz a viagem Teresópolis – Petrópolis semanalmente para ensaiar os alunos. “Consegui a roupa e os instrumentos. O amor pela música move montanhas e muda realidades. Ver essas crianças estudando música e fora da música é o meu grande incentivo”, explica Evaldo.

Músicas de Alceu Valença, Cold Play e RPM estavam no repertório da apresentação do Campeonato Estadual. “Conseguimos a primeira colocação em vários quesitos como pavilhão, baliza masculino e feminino, regente mor e corpo musical. Agora vamos nos preparar para a etapa nacional, buscar apoio para a viagem e mostrar todo talento dos petropolitanos no Recife”, conta Alceu.

Para Aparecida, o sonho quando é um desejo de todos, tem mais força para se concretizar. “Só tenho a agradecer o apoio e confiança dos pais, ex-alunos, da Secretaria de Educação, da minha diretora adjunta, Marcia Palma e os meus alunos que se dedicaram, mostraram que tudo é possível para aqueles que acreditam e correm atrás”.

Para a secretária de Educação, Samea Ázara, o exemplo dos estudantes da EM Amélia Antunes nunca será esquecido. “As bandas marciais das escolas da rede são um orgulho para todos nós. Temos muitos talentos que merecem esse destaque. Os integrantes da banda da Escola Municipal Amélia Antunes estão de parabéns. Levarão o nome de Petrópolis para outro Estado. Poderão mostrar o talento e o empenho da escola. Já estamos torcendo e independente do resultado, eles já são vencedores para todos nós”, afirmou Samea Ázara.

O XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) ocorrerá no marco zero, Recife, nos dias 25 e 26 de novembro de 2018.


Últimas