Bar no Quissamã funcionava com as portas fechadas e acesso escondido, por pet shop
Usando, se forma disfarçada, um pet shop como porta de entrada, o bar conhecido como Bar do Zói, no Quissamã, estava funcionando na última sexta-feira cheio de clientes, sem nenhuma medida de proteção ao contágio do coronavírus. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que fiscais da Secretaria e Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP) e agentes do Procon Petrópolis, junto com a Guarda Civil, flagram a entrada de clientes por uma “passagem secreta” por dentro pet shop, que funciona ao lado do bar. Segundo o Procon, o estabelecimento será interditado.
Os fiscais já vinham recebendo denúncias sobre o funcionamento do bar. Na última sexta-feira, durante uma fiscalização, uma equipe passou pelo local (Rua Quissamã) e percebeu a movimentação no interior do pet shop. Ao entrarem no estabelecimento, os fiscais descobriram uma passagem para o bar, onde havia 16 pessoas, todas sem máscaras.
“Havia ali um grande número de pessoas concentradas em um espaço pequeno, sem circulação de ar. Um caso similar, na gravidade, ao restaurante-boate que interditamos em conjunto com o Procon, em Itaipava”, disse a Secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo.
Segundo a Prefeitura o bar e o pet shop pertencem ao mesmo proprietário, mas ele tem apenas o alvará de funcionamento para o bar. O estabelecimento foi autuado pela SSOP, multado no valor de R$ 800 (como previsto no Código de Posturas do Município) e intimado a apresentar a documentação do pet shop, para regularizar a atividade. O estabelecimento também foi interditado pela equipe de fiscalização de posturas. Os consumidores foram orientados a colocar máscaras, ao deixarem o estabelecimento, sem que houvesse recusa. O estabelecimento ainda foi autuado pelo Procon municipal, por expor os 16 consumidores que estavam no local ao risco de contágio do novo coronavírus.
Na última sexta-feira, outros três bares também foram autuados e multados por não respeitarem as medidas de proteção ao contágio do novo coronavírus – um na Mosela, e dois na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Desde o dia 22, restaurantes foram autorizados a funcionar, dentro do plano de retomada das atividades econômicas. O funcionamento dos bares, no entanto, permanece vetado. Para denunciar o funcionamento irregular de bares ou demais atividades que ainda não estão permitidas, o denunciante pode entrar em contato com os telefones da fiscalização da SSOP, através dos números: (24) 2246-9043 e (24) 99860-0845.