Barranco no Vale do Cuiabá preocupa moradores

08/02/2023 18:18

Um barranco localizado na Estrada Ministro Salgado Filho, 3035, no Vale do Cuiabá, tem preocupado os moradores da região.

Segundo Liliane Carvalho, uma das moradoras, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou a dragagem do rio há cerca de um ano e meio. Para conseguir abrir o rio, equipes do Instituto fizeram um caminho do lado direito, onde não tinham casas, e fizeram essa barreira.

“Caiu um pouco da terra. Tampou esse caminho. O pessoal do Inea colocou um plástico preto, cobrindo o barranco.”, comenta a moradora.

No entanto, nesta segunda-feira (6), devido à chuva de domingo (5), a terra desceu e um pedaço do barranco despencou. Com o problema, os moradores temem que se nada for feito no local, a terra desça mais e atrapalhe o fluxo do rio. Caso isso aconteça, a água ficará represada e, possivelmente, atingirá as casas da região.

A moradora afirma que na segunda-feira (6), equipes do Instituto foram até o local, mas não deram nenhum posicionamento aos moradores sobre possíveis obras.

Em visita ao local nesta quarta-feira (8), foi possível ouvir pedregulhos descendo pelo barranco.

Questionado sobre a situação, o Instituto Estadual do Ambiente esclareceu que vem acompanhando a situação e visitas técnicas já foram feitas ao local. A lona plástica foi colocada incialmente de maneira emergencial. Ainda segundo o Inea, serão realizadas obras de contenção e estabilização de taludes de forma definitiva para mitigar o problema.

Últimas