Batman, Chapolim, Chiquinha e Zé Biônico disputam vaga de vereador em Petrópolis

17/ago 04:17

Além de a gente curtir muito itens que a campanha eleitoral nos proporciona como conferir a relação de bens que nossos queridos candidatos declaram obrigatoriamente ao Tribunal Superior Eleitoral, também nos divertimos com os nomes que estarão nas urnas para serem votados. Apelidos de infância ou estratégia de marketing, eles deixam a eleição mais alegre. Vejam que em Petrópolis, este ano, teremos uma seleção arrumada: Batman (PRTB), Chapolim (PRD), Chiquinha (PSDB) e Zé Biônico (PT/PcdoB/PV) já são nossos favoritos. Mas eles terão a companhia de Edmilson Tico Tico (Mobiliza), Fábio Gambá (PSB), Flor Arruda (Agir), Junior Big Pipa Combate (Mobiliza), Mexerica (Agir), Padeirinho (União Brasil) e Pureza Natureza (Psol/Rede). Não podemos deixar de citar nosso eterno candidato Gulosinho (PP).

Na torcida

Já imaginou se Batman ganha? Imagina nas solenidades o cerimonialista, sério, anunciar: “e agora ouviremos as palavras do presidente da Câmara de Vereadores, Batman”.  Não sabemos vocês, mas a gente tá torcendo.

267 candidatos

Falando ainda em eleição para vereadores, temos este ano 267 candidatos. É candidato que não acaba mais para 15 vagas. E além dos super heróis que citamos acima tem ainda os que fazem parte de grupos profissionais. Este ano temos sete doutores e 13 professores. No campo religioso são cinco pastores.

A boa ideia da cancela no Hospital Alcides Carneiro que engarrafa todo o acesso ao hospital. Pior que a única função seria a de gravar as placas dos carros que entram e saem por uma questão de segurança, mas só serve para fazer um relatório. Porque fora isso não tem qualquer controle de vagas, lotação, nadinha. É só uma abre e fecha de cancela.

Essa, não!

A sanha da CPTrans em aumentar seu rol de colaboradores continua. Dizem os funcionários concursados que mesmo iniciando a chamada dos selecionados em processo seletivo, a empresa continua inchando por meio dos contratados pela terceirizada Green Coast.

Que fim levou?

Tem umas coisas que vão ficando para trás e acabam caindo no esquecimento. Foi um sanhaço danado em abril de 2023 quando o prefeito Bomtempo e o ex-presidente da Comdep, Leonardo França, procuraram o Ministério Público para denunciar que estariam sendo extorquidos pelo vereador Dudu, um empresário e um policial.  O Ministério Público iniciou uma investigação, mas até agora, não teve um desfecho.

Troca

Parece que tá rolando uma faxina em algumas secretarias com exoneração de algumas cabeças. A limpa pode ser para abrigar novos amigos de infância.

Em Petrópolis para o Bunka-Sai, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, acompanhado pelo cônsul Takaaki Usui e por Kiyoshi Ami, fez questão de conhecer o Museu Imperial. A visita ao Palácio e aos demais espaços foi conduzida por Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor da instituição.

Essa, não!

Tem pintado faixas em vários bairros que teriam sido uma iniciava dos próprios moradores agradecendo ao prefeito, secretários e até mesmo agentes regionais pelos “bons feitos” nas comunidades, aqueles serviços que, inclusive, são obrigação e que estão incluídos nos impostos que a gente paga, como capina e limpeza.  Quem acredita que os moradores fizeram vaquinha para mandar fazer faixas?

Apaga aê!

O Facebook passou há anos permitir que se apagasse comentários e nas campanhas eleitorais os políticos mais antenados apenas ocultavam as críticas. Não revoltavam os críticos e não deixavam ali as palavras rudes. Já no Insta, comentou, ficou. Só que agora é diferente: a rede social permite a exclusão dos comentários. E, evidentemente, os políticos estão passando o rodo nas críticas que recebem em suas redes sociais deixando o Insta, aquele mundo cor de rosa que adoram. E aí fica ainda mais evidente o papel da imprensa porque é nas redes sociais dos jornais, tevês, rádios e portais que está o mundo real, onde a manifestação é livre.

Será?

Essa semana a gente falou que a prefeitura é medalha do ouro em transparência em seu site, prêmio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O que nos intriga, considerando que faltam muitos e muitos dados no portal. E um Partisans lembrou que há algumas semanas o presidente da Câmara, Junior Coruja, disse que o legislativo petropolitano também é medalha de ouro nesta avaliação, com índice que subiu de 31,61% para 93% no radar da Atricon.  Mas no painel continua ainda 31,61%. Capaz da associação não ter atualizado o próprio portal que avalia os portais das entidades e órgãos públicos. 

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 98 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas