Bauernfest encolhe e não vai ocupar Praça da Liberdade nem levar atrações aos distritos

18/jun 04:18

A Bauernfest este ano, que poderia ser do balacobaco como forma de dar um gás na economia da cidade depois de pandemia e tragédia das chuvas, encolheu! A festa que havia sido ampliada para a Praça da Liberdade nos últimos anos vai ficar concentrada nas imediações do Palácio de Cristal. A descentralização do evento para a Praça da Liberdade e outros locais como a Praça da Águia (a Deguste faz edições especiais) além de proporcionar mais gente e, por tanto, mais consumo, ainda diluía o público. A meta era ano a ano ir ampliado e oferecendo novos espaços, incluindo os distritos. Mas, não é a realidade.

Distritos ficam de fora de novo

Na programação anunciada pela prefeitura faltando apenas sete dias para a festa que abre na sexta (sim, de novo em cima da hora), os distritos, mais uma vez, ficaram de fora. Não vai ter nem uma banda, nem um grupo de dança, um chope que fosse. E olha que essa é uma antiga reivindicação dos comerciantes dos distritos e foi uma promessa para esta edição.

Natal Imperial

Ainda resta uma esperança para as nossas festas serem feitas a tempo e a hora. O Instituto Municipal de Cultura já fechou o primeiro contrato do Natal Imperial: garantiu o Clube Musical 1º de Setembro para realização de uma apresentação musical no Palácio de Cristal.

A vereadora Júlia Casamasso prestou homenagem especial a três professores do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), em reconhecimento ao trabalho que desenvolvem para beneficiar a população. As moções congratulatórias foram entregues à professora Maria Regina Bortolini, por contribuir para o avanço das Ciências Sociais e da Educação, ao professor e coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE, Ricardo Tammela, por sua importante contribuição para o avanço da Arte e da Educação em Petrópolis e à professora Talita Lelis Berti, por sua dedicação que reflete no avanço de Políticas Públicas Alimentares e Nutricionais no município.

Rescaldo

Nossas autoridades estão devendo muitas explicações sobre o combate ao incêndio de sexta-feira na Rua do Imperador, a principal delas sobre a falta de hidrantes no Centro Histórico, os bombeiros com três mangueiras combatendo o fogo (que estava localizado no segundo andar) da altura da rua e a chegada da escada Magirus três horas depois de as chamas terem iniciado. Os equipamentos aqui do Grupamento que serve à cidade estariam quebrados. Será que a gente tem um vereador ou um deputado que pudesse ver isso?

Botem reparo

E não estamos falando demais, não. Basta ver a ordem cronológica dos acontecimentos relatada pela imprensa, ao vivo, nas redes sociais. Logo no início do incêndio, bombeiros estavam usando mangueiras, sem escada, e dava para ver que não era suficiente. Até a mangueira lá de casa de molhar as plantas no jardim tem mais pressão…

Todos têm responsabilidade

Já a prefeitura tá igual àquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo que se escondia e quando era ‘encontrado’ para passar pela prova sempre lamentava “ai, meu jesus cristinho, já me acharam aqui’. Mas, é a vida e a ordem administrativa das coisas. A prefeitura tem, sim, responsabilidades. E caso não tenha se dado conta, vai precisar ajudar numa solução para a área e até mesmo na reconstrução do prédio, mantendo as características do Centro Histórico. Só mandar a CPTrans ir lá interromper o trânsito não basta.

Essa, não!

Mas, gente… A Agência Nacional de Transporte Terrestre publicou o edital de licitação para a gestão da BR-040, trecho entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora e a previsão é que a tarifa suba para R$ 19,99! Misericórdia! O preço é R$ 5,49 maior do que o de hoje. Não seria melhor a gente ficar com a Concer, não? Pior é que a empresa que vencer vai poder reiniciar a obra da nova pista de subida da serra três anos depois de assinado o contrato.

As competições de xadrez nos Jogos Estudantis dos Distritos estão rolando na Escola Municipal Monsenhor João de Deus. O xadrez vem ocupando a rede municipal, uma prática que só contribui para a formação dos jovens! Professor Ronaldo Yallouz, entusiasta do xadrez e coordenador do programa na escolas municipais, mandou as fotos para a gente!

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 41 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Mobilização pela manutenção do II JEC

Entidades jurídicas e advogados se mobilizam contra a possibilidade do fechamento do II Juizado Especial Cível da Comanda de Petrópolis. O de Itaipava fechou a alguns anos e agora o fechamento de mais um pode sobrecarregar a estrutura da comarca considerando uma demanda que só aumenta. O assunto chegou à Alerj onde o deputado Márcio Canela também iniciou movimentação para manutenção do II JEC. Aqui na cidade se manifestaram OAB e o Procon.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas