BC da Rússia eleva taxa básica de juros em 200 pontos-base, a 18%, e retoma ciclo de aperto
O Banco Central da Rússia elevou sua taxa básica de juros em 200 pontos-base, a 18% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira, 26. Com a decisão, o BC russo interrompe a manutenção dos juros, depois de quatro pausas consecutivas, e retoma aperto monetário pela primeira vez desde dezembro.
Em nota, o BC da Rússia apontou que a inflação voltou a acelerar e está “significativamente acima” das projeções lançadas em abril, diante também de crescimento na demanda doméstica ainda acima da capacidade de expansão da oferta. “Para que a inflação retome a queda, precisamos apertar mais a política monetária”, afirmou o banco central.
O BC russo alertou na decisão de junho que uma elevação das taxas em julho “estava em aberto”. Agora, os dirigentes renovaram o alerta. “O Banco da Rússia considerará a necessidade de novas altas de juros em suas reuniões futuras”, disse.
Segundo o comunicado, as projeções para inflação foram revisadas para cima e preveem alta nos preços entre 6,5% a 7% em 2024, antes de retomar declínio para 4% a 4,5% em 2025 e permanecer perto da meta de 4%.
No segundo trimestre, a inflação da Rússia e seu núcleo avançaram 8,6% e 9,2%, respectivamente e em termos anualizados, acelerando em relação aos aumentos de 5,8% e 6,8% no trimestre anterior. Já os índices de crescimento da atividade econômica continuam a “expandir rapidamente”, enquanto o mercado de trabalho segue apertado e a falta de mão de obra aumenta, ampliando pressões inflacionárias.
A próxima decisão monetária do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 13 de setembro de 2024.