BC da Turquia mantém juro básico inalterado em 9% pelo segundo mês seguido
O Banco Central da Turquia decidiu manter sua taxa básica de juros em 9% pelo segundo mês seguido, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 19, em meio à desaceleração da inflação doméstica.
Antes de dezembro, o BC turco havia cortado seu juro principal em 500 pontos-base, sob pressão do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, mesmo após a inflação ter atingido o maior patamar em 25 anos.
Em dezembro, porém, a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) turco desacelerou significativamente, para 64,3%, o menor nível em nove meses. Em novembro, a taxa havia sido de 84,4%.
Em comunicado, o BC turco avaliou que a tendência de inflação melhorou, mas também apontou arrefecimento da demanda. “É extremamente importante que as condições financeiras sigam favoráveis para a sustentabilidade dos ganhos estruturais de oferta e de capacidade de investimento (…) em um período de crescentes incertezas em relação ao crescimento global, bem como uma nova escalada nos riscos geopolíticos”, disse o BC da Turquia.