Bebê de seis meses é o primeiro caso de sarampo confirmado em Petrópolis
Junto com o anúncio da intensificação da vacinação contra o sarampo, a Prefeitura informou que o primeiro caso da doença em Petrópolis foi confirmado. Uma menina de apenas seis meses teve o diagnóstico confirmado há cerca de uma semana, mas o caso havia sido notificado em dezembro de 2019.
Apesar disso, de acordo com a secretaria de saúde, a neném, que é moradora do São Sebastião, recebeu o tratamento necessário e passa bem. A pequena ainda não havia tomado a 1ª dose da vacina quando contraiu a infecção. Em todo o Estado, foram registrados entre 1º de janeiro de 2019 e 1º de janeiro de 2020, 375 casos da doença, em 18 municípios.
A determinação de intensificar novamente a vacinação contra o sarampo é da Secretaria de Estado de Saúde, que está implementando medidas para conter o avanço da doença no Estado do Rio de Janeiro. Nesta etapa, o público alvo é a população com idades a partir de seis meses e adultos até 49 anos, que não tenham tomada nenhuma dose da vacina ou que tenham tomado apenas uma dose. Em Petrópolis, 17.304 pessoas foram imunizadas contra o sarampo no último ano.
Postos de vacinação:
Centro de Saúde
PSF São Sebastião
PSF Morin
PSF Alto da Serra
UBS Quitandinha
UBS Independência
UBS Mosela
UBS Retiro
UBS Itamarati
Hospital Alcides Carneiro
UBS Pedro do Rio
PSF Posse
UBS Araras
UBS Itaipava
Posto de Saúde do Vale das Videiras