Beleza e harmonia

08/06/2016 11:52

A jornalista Aline Rickly, aqui de nossa querida Tribuna de Petrópolis, produziu belíssima matéria publicada no domingo 5 de junho, homenageando os 90 anos do jornalista Sylvio de Carvalho.

Aline descobriu que sou admirador, amigo acima de tudo, do Sylvio e de sua esposa Ondina e teve a máxima consideração de colher algumas palavras sobre o homenageado, o que fiz com muita alegria.

Sylvio e Ondina são meus amigos e parceiros desde o século passado.

Ele – SYLVIO – desde que me dei conta de apreciar escrever e fazer a ronda das redações para solicitar publicação de artigos e correlatos, sempre encontrei apoio e incentivo dele, do Guilherme Auler, do Paim de Carvalho, do Alcindo Roberto Gomes, do Wilson Carneiro Malta, do João Augusto da Costa, da família Carneiro Dias, do Waldemar Fahndrich, do Renato Peixoto dos Santos, do João Dias Carneiro, do Douglas Prado, e de outros tantos de igual relevância.

Ela – ONDINA – desde que, empreendedora, criou o círculo de senhoras, sob o batismo de Centro de Atualização da Mulher Petropolitana (Campe) e me convidava a, mensalmente, falar para elas sobre temas de atualização, principalmente aqueles referentes a Petrópolis, ao Teatro, às Letras e Artes. Durante alguns anos da existência da nobre e útil atividade, recebi muito carinho e fidalguia de Ondina e suas “meninas”. Tempos bons, mágicos, enriquecedores, onde aprendi muito e que me fez estudar mais e mais. Sou muito grato a ela.

O casal sempre foi exemplo e modelo de família, com belos filhos e linda filha, nove netos e uma bisneta, todos em torno da vocação para a busca do bem, da honra, do servir e amar aos semelhantes.

No acompanhamento do Sylvio de Carvalho, experimentei o seu apreço de real amizade quando ele editou memoráveis publicações para a nossa Tribuna, solicitando minha participação quando necessitava de dados históricos, propiciando a minha renovação de pesquisas e me incentivando a reestudar e aprimorar antigos e novos conhecimentos.

Na política, fomos auxiliares de elevada confiança e prestígio do insuperável prefeito Paulo Gratacós, nosso amigo particular, empreendedor ético e dos maiores administradores de nossa História. Sylvio estava em todas as frentes, cheio de ideias, pleno de entusiasmo, idealista e criativo e me recordo bem da alegria dele e do nosso prefeito com aquela realização magnífica que foi a instalação e funcionamento da Usina de Compostagem e Beneficiamento do Lixo, marco administrativo e que foi abandonado e sucateado por administrações que o sucederam.

No governo de nosso amigo João Esio Caldara, o Sylvio criou, instalou e inaugurou um dos nossos ícones do turismo: o Relógio de Flores.

O grande repórter, dos magnos eventos, apertou a mão de muitas personalidades nacionais e mundiais; era furão (no sentido mais denso da atividade jornalística), agia com elevado senso de responsabilidade em tudo o que fazia profissionalmente, sem perder a calma e o extraordinário bom humor, um de seus maiores dons para a vida.

Há de Petrópolis guardar no imaginário de sua vida futura a gostosíssima gargalhada de um jornalista sempre atento ao fato, à notícia, ao melhor de cada momento.

E, que beleza, Ondina e Sylvio, estarmos juntos na bela Missa de Domingo e nos apertos dos abraços, da cordialidade, do apreço das dezenas de amigos e admiradores que compareceram ao Sagrado para viver a grande alegria daquele momento mágico.

Em vida, amigos, na emoção do reencontro, teve e festividade o dom de reunir tantos e tantos que a vida vai se encarregando de manter fisicamente à distância, porém presentes pelo sentimento melhor da evocação daquilo que melhor a existência deixa por legado: o amor, meus queridos amigos. Parabéns!

Últimas