Bernardo Rossi requer ampliação de Programa de enfrentamento à violência contra a mulher na Região Serrana

Como prefeito de Petrópolis, entre 2017 e 2020, Bernardo Rossi colocou mulheres à frente das mais importantes secretarias do governo: Fazenda, Saúde, Segurança Pública, Educação, Assistência Social e Comunicação

08/03/2023 15:06
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Com foco no combate à violência contra a mulher, o deputado estadual Bernardo Rossi defende que cidades da Região Serrana recebam mais núcleos do Programa Mulheres Empoderadas. O projeto do Governo do Estado oferece às mulheres estratégias de prevenção para o enfrentamento a violência, mostra quais são as principais situações de risco de violência, e aponta de que forma prevenir e sair delas através de técnicas esportivas de defesa.

O parlamentar destaca a importância da implementação de mecanismos para combater à violência doméstica, feminicídio, estupro, importunação sexual, assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho. No ano passado houve recorde de feminicídios no Brasil – com média de uma mulher morta a cada 6 horas.

“Muito precisa ser feito para garantir os direitos das mulheres. Mas o combate a violência é uma questão urgente. A instalação de mais núcleos do Programa Mulheres Empoderadas em nossa região é um instrumento importante neste sentido.”, pontua.

“É um programa que promove também a conscientização dos direitos e informa sobre as leis voltadas à proteção das mulheres. As participantes têm acesso a atendimento psicológico, com extensão para os filhos; participam de cursos de capacitação e qualificação profissional e reiteração aos estudos.”, explica.

O deputado destaca a importância da valorização da mulher também no mercado de trabalho. Como prefeito de Petrópolis, entre 2017 e 2020, Bernardo Rossi colocou mulheres à frente das mais importantes secretarias do governo: Fazenda, Saúde, Segurança Pública, Educação, Assistência Social e Comunicação. Bernardo também foi o primeiro gestor do executivo municipal a designar uma mulher, negra, para o comando da Guarda Civil Municipal de Petrópolis.

“A desigualdade ainda existe e precisa ser também combatida na prática, reconhecendo no dia a dia a força, a competência e o valor das mulheres em todas as áreas.”, pontua Bernardo Rossi.

No Legislativo, Bernardo tem atuação forte em prol das mulheres. São dele as leis que garantem a vacinação contra o HPV na rede pública – hoje incorporada ao calendário do Ministério da Saúde – e a lei que determina a realização de mamografia gratuita às mulheres do estado do Rio a partir dos 40 anos. No Brasil, 58 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano, dos quais 13 mil resultam em mortes.

“Estas leis garantem às mulheres o acesso a instrumentos para diagnóstico precoce ao câncer de mama e prevenção ao câncer de colo de útero. A vacina contra o HPV, por exemplo, já existia na rede privada e hoje é ofertada na rede pública, possibilitando que mais mulheres estejam protegidas.”, assinala.

“Sigo trabalhando com foco na defesa dos interesses das mulheres, pois elas são uma força fundamental para a construção de uma sociedade melhor.”, afirma Bernardo Rossi.

Últimas